Consumidor para o Setor Têxtil, Vestuário, Moda e Confecção

A situação econômica do País acarreta dificuldades para comercialização dos produtos do setor têxtil, da mesma forma que afeta outros setores. Surgem picos de demanda, intercalados de períodos de recessão, difíceis de administrar, quando o produto é sazonal. Existe o risco da formação de estoques de produtos acabados, na empresa, o que a coloca facilmente a mercê dos clientes.

O consumidor brasileiro, na sua grande maioria tem baixo poder aquisitivo, o que acaba privilegiando o setor informal.

Em se tratando de um produto destinado ao vestuário, a ser comercializado em um pais com dimensões continentais, os aspectos regionais, tais como clima e bio-tipo dos consumidores tem que ser levados em conta, na determinação das estratégias de marketing.

A falta de padronização, tal como uma norma da ABNT que forneça dimensões padrões para vestuário, geram dificuldades não só de produção, mas também de satisfação do consumidor.

O maior volume de comercialização dos produtos têxteis se dá no eixo Rio-São Paulo, parte de Minas Gerais e parte do Rio Grande do Sul.

Não só o mercado interno consome os produtos do setor têxtil nacional; muitos produtos são exportados. A exportação de têxteis brasileiros representam apenas 1% do movimento total mundial de têxteis. Mesmo assim movimenta um bilhão de dólares.

No mercado internacional o setor enfrenta forte concorrência de países como Paquistão, China e até dos “tigres asiáticos”.

Para atender os clientes do mercado externo, o setor terá que se readaptar, para enfrentar novas situações concorrenciais geradas pela mudança do Mercado Comum Europeu, e a normalização ISO 9.000, imposta por este mercado.

E sem dúvida a palavra de ordem na relação com o cliente é “quick response”.

Observando-se as interfaces fornecedor/cliente e empresa/cliente, pode-se identificar inúmeras maneiras de introduzir novas tecnologias, para melhorar sensivelmente a qualidade destas interfaces.

1 comment for “Consumidor para o Setor Têxtil, Vestuário, Moda e Confecção

  1. inaura mended
    15 de janeiro de 2014 at 10:56 am

    Gostaria de trabalhar com vcs.tenho facçao com 7costureira se tever enterese entre em contato comigo.

Atenção antes de comentar

  • Verifique se a sua pergunta já foi feita por outro visitante. Não respondemos perguntas duplicadas.
  • O prazo médio para respondermos é de 7 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *