O que é PDCA? Conceito e definição de Ciclo PDCA

PDCA é a sigla das palavras do inglês plan, do, check e act, ou seja, em português, planejar, executar, verificar e agir. É uma ferramenta de gestão que implica na melhoria dos processos de fabricação ou de negócios e foi criada nos anos 20 por Edward Deming, considerado o “pai” do controle de qualidade moderno. Esta ferramenta é conhecida também como o Ciclo de Deming. A sua aplicação é simples e deve ser feita de modo contínuo, em espiral.

A idéia é que o ciclo PDCA seja aplicado de forma sucessiva, para que a mudança seja concretizada e possa levar a novos processos de melhoria em círculos. No caso, o P se refere a plano ou planejamento; o D se refere à execução do plano; o C se refere à verificação ou mensuração periódica da ação tomada e A se refere à ação de acordo com o avaliado e, eventualmente, determinar e confeccionar novos planos de ação, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.

O que é PDCA? Conceito e definição de PDCA

O que é PDCA? Conceito e definição de PDCA

Sobre PDCA

Outra definição pertinente do PDCA é a encontrada no site Wikipedia, que é a seguinte:

É um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Demingciclo de Shewhartcírculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada “O” significa observação ou como algumas versões dizem “Segure a condição atual”. A ênfase na observação e na condição atual tem correspondência com a filosofia de produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System).

1 comment for “O que é PDCA? Conceito e definição de Ciclo PDCA

  1. Josene
    14 de novembro de 2013 at 11:05 am

    Adorei a definição do PDCA, sucinta e objetiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *