Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Digital e eletrônicoE-commerce

Passos para se montar um e-commerce (loja virtual)

Confira os passos para se montar um e-commerce de sucesso:

1. Entender o mercado virtual e como conquistá-lo

A ideia de que o e-commerce é mais barato, não precisa de planejamento de marketing ou pesquisas de mercado é um dos principais fatores do fracasso desse modelo de negócio. É necessário analisar a concorrência e a viabilidade de venda na web para cada linha de produto ou serviço, apostando nos nichos de mercado e diferenciação, principalmente para empresas de menor porte.

2. Legalizar o negócio

É indispensável ter a empresa legalmente estabelecida, com CNPJ, para não se tornar um vendedor de e-commerce informal. Além disso, sem a formalização devida não se pode oferecer nota fiscal ou garantia de produtos, criando obstáculos para as vendas.

3. Escolher uma plataforma de vendas adequada

Uma plataforma de comércio eletrônico é, na verdade, um sistema que possibilita vender pela internet. Hoje existem no mercado plataformas e soluções para todos os bolsos e modelos de negócios, e o ideal é pesquisar quais as soluções disponíveis e suas características.

4. Definir soluções de pagamento

As soluções de e-commerce oferecem, basicamente, dois meios de pagamento: através de empresas especializadas (conhecidas como gateway) ou de desenvolvimento próprio, no qual o cliente interage com a administradora de cartões de crédito, através de acesso disponibilizado pelo site.

5. Fazer pesquisas de satisfação e avaliação da marca

É importante saber a opinião do internauta e do e-consumer sobre o negócio virtual da empresa, estabelecendo canais de comunicação com o cliente que permitam a ele avaliar o serviço prestado e a qualidade do site.

6. Estabelecer uma boa logística

Sem dúvida, a logística do produto é um dos maiores desafios do varejo on-line e um dos mais críticos e importantes para o sucesso do negócio. É preciso testar aos poucos os parceiros e ampliar a área de entrega de acordo com as possibilidades da empresa. Os Correios hoje são o maior fornecedor de logística para o e-commerce, principalmente para pequenos e médios negócios.

7. Conquistar o cliente

Um ponto crítico do e-commerce é o cliente não estar em contato direto com o produto ou com a empresa. É necessário conquistar-lhe a confiança quanto à entrega de produtos, nos prazos, condições e com as garantias prometidas.

É fundamental oferecer canais de comunicação que sejam ágeis e eficientes tanto para comunicar o cliente sobre alguma situação imprevista quanto para responder-lhe prontamente quando ele procura a empresa em busca de informações ou para realizar reclamações.

8. Definir claramente as políticas de privacidade e de devoluções

É fundamental para esse tipo de negócio informar o cliente de como seus dados serão protegidos. A política de devolução de produtos também é necessária para não haver desentendimentos posteriores, gerando insatisfação e, muitas vezes, a perda do cliente.

9. Manusear com cuidado os produtos

É importante e necessário acondicionar os produtos em embalagens adequadas, evitando danos no transporte e danos, muitas vezes irreversíveis, com os clientes.

10. Ter um certificado de segurança

As empresas de e-commerce devem atestar a segurança de seus sites, expondo os certificados de segurança disponíveis. Essa atitude prova para o internauta que determinada loja é confiável. Caso a empresa não tenha condições de contratar um servidor seguro (HTTPS), tem como opção utilizar um meio como o “PagSeguro” ou um gateway de pagamentos para garantir a segurança dos dados aos clientes.

One thought on “Passos para se montar um e-commerce (loja virtual)

  • luiz

    óla meu nome é luiz , eu tenho algumas dúvidas sobre como abrir uma empresa como micro empreendedor individual , tendo em vista que quero trabalhar com uma loja virtual no sistema drop shipping , gostaria de saber em que modalidade eu me encaixo para poder trabalhar de forma legal .desde já agradeço e aguardo retorno.abraço luiz paulino

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *