Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Marketing eletrônico

O marketing eletrônico, embora seja um conceito recente, já é bastante difundido e bastante amplo e abrangente. Por esse motivo, é conveniente estabelecer algumas definições para que esse conceito seja melhor interpretado e compreendido.

Stone e Wyman (1992, p. 222) definem marketing eletrônico como o “método de desempenhar funções de vendas e assistência a clientes lançando mão de toda a gama de recursos de mídia sofisticada, comunicações de dados e elementos de telecomunicações de  apoio.”

Para Esteves (2005) o marketing eletrônico é o processo de promover bens e serviços de forma on-line e alcançar tanto os clientes existentes como os  prospects através de ferramentas baseadas na Internet. Isto pode envolver vendas, publicidade, gestão da marca, pesquisa de mercado e serviço ao consumidor.

Na visão de Frost e Strauss (2000 apud GRUTZMANN, 2006), o marketing eletrônico é o marketing impregnado com tecnologia. Isto leva a aumentos de eficiência e criação de novos modelos de negócios que adicionam valor para os clientes com maiores lucros. Esta nova modalidade afeta o marketing aumentando a eficiência das funções radicionais e transformando as estratégias.

Reedy, Schullo e Zimmerman (2001) colocam o marketing eletrônico como todas as atividades online ou eletrônicas que facilitam a produção e a comercialização de produtos ou serviços para satisfazer os desejos, necessidades e anseios do consumidor.

Segundo Reedy, Schullo e Zimmerman:

O marketing eletrônico depende muito da tecnologia de redes para coordenar pesquisa de mercado e desenvolvimento de produtos, desenvolver estratégias e táticas para persuadir os consumidores, proporcionar distribuição  on-line, manter registros dos consumidores, realizar serviços de atendimento aos consumidores e coletar feedback dos clientes. O marketing eletrônico aprimora o programa geral de marketing que, por sua vez, viabiliza os objetivos da empresa no comércio eletrônico. (2001, p. 26)

O desenvolvimento de recursos tecnológicos possibilita a crescente atuação do marketing eletrônico e nesse contexto as empresas deparam-se com a possibilidade de expandir seus negócios num âmbito global.

No entanto, Grutzmann (2006) menciona que a dificuldade em adaptar a organização para a cultura baseada na Web é grande e uma organização não é transformada pela simples criação de um  web site. O sucesso de uma iniciativa deve incluir a remodelagem do trabalho, revisão das premissas sobre consumidores, comunicação externa e interna, processo decisório, operações, comportamento gerencial, motivação e retenção dos empregados.

Embora todas as dificuldades que possam ser encontradas numa estratégia de introdução do  e-marketing, inúmeras organizações vem utilizando o marketing eletrônico como forma de estimular a realização de negócios, oferecendo produtos, serviços, informações aos consumidores e identificando o seu público alvo através da Internet. (SILVA, 2007)

O crescimento das atividades empresariais na Internet demonstra que existe interesse pelo novo meio. As vantagens apontadas pelas organizações pioneiras estão sendo comprovadas e perseguidas. Este conhecimento está delimitando uma nova disciplina de marketing que utiliza a tecnologia de forma efetiva para alcançar seus objetivos. (GRUTZMANN, 2006)

 

Quer saber mais sobre marketing eletrônico (ou digital), leia nossos diversos artigos sobre marketing eletrônico (marketing digital) clicando no link.

One thought on “Marketing eletrônico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *