Como comunicar na internet o que o seu público-alvo quer ouvir?
No ambiente digital de marketing, os profissionais da área podem se valer da própria internet para descobrirem o que o seu público-alvo deseja, por que almeja e como irá utilizar um produto ou serviço.
Algumas ações podem aproximar a empresa desse consumidor digital. Veja a seguir.
- Pesquisar comunidades de interesse na web.
- Identificar atributos do produto/serviço que correspondam aos desejos dessas comunidades.
- Fazer parte dessas comunidades e conquistar a sua confiança.
- Identificar nichos nessas comunidades com comportamento, necessidades e desejos semelhantes.
- Comunicar de forma personalizada as ofertas e as soluções disponíveis para atender àquela comunidade.
Assista ao vídeo abaixo e conheça cinco estratégias de marketing em mídias sociais para e-commerce.
Case Netshoes
A Netshoes, empresa criada em 2000, chegou a ter oito lojas físicas em que comercializavam apenas sapatos masculinos. A aposta no e-commerce foi feita em 2002, quando esse mercado era pouco conhecido. Segundo o diretor de marketing da Netshoes, a maior dificuldade da empresa foi ter se lançado em um mercado sem referências de sucesso que pudessem servir de modelo para sua operação. “A maior dificuldade foi não haver, na época, cultura de compras via internet e esse mercado ser ainda pouco explorado. Nós entramos com a ousadia de vender vestuário, algo que para o consumidor demandava uma experimentação prévia do produto. Por isso, investimos na riqueza de detalhes da nossa vitrine virtual e também em nossos serviços como a primeira troca gratuita. Assim conquistamos a confiança do consumidor para aquele novo serviço”, conta.
O sucesso chegou em 2007, já com o conceito de trabalhar apenas com produtos esportivos e após a parceria com o site Americanas.com, que fez a marca ter apenas a loja virtual em operação. “O modelo do e-commerce da Netshoes começou a despontar e a oferecer resultados extremamente positivos, interessantes em um segmento de loja virtual de esporte e lazer até então inexplorado no Brasil”, explica o Diretor.
Com faturamento que bateu na casa de R$600 milhões em 2011, a loja virtual recebeu em 2010 o aporte financeiro da holding americana Tiger Global, o que ajudou a empresa a ampliar suas operações e a administrar lojas virtuais na Argentina e no México. Hoje, a marca administra dezesseis lojas on-line na América Latina.
Maior loja virtual de artigos esportivos da região, a Netshoes conta atualmente com 25 mil produtos à disposição de seus clientes – além de ser a única a vender artigos para Triathlon. Com produtos que atendem a públicos variados “conectados com a internet”, como enfatiza o diretor de marketing, a empresa conta com 250 artigos exclusivos, o que a ajuda a fidelizar clientes. A influência crescente da marca foi medida em outubro de 2011 pela consultoria comScore, que registrou 5,8 milhões de visitantes únicos no site da empresa – número que a deixa atrás apenas da Americanas.com e da loja virtual Submarino.
Disponível em: <http://invertia.terra.com.br/empreendedor/ noticias/0,,OI5541662-EI19586,00-Ecommerce+e+mercado+atrat ivo+aos+novos+empreendedores.html>.