Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Digital e eletrônico

Conceitos do Marketing Eletrônico e Marketing Digital

Como forma de clarificar os diversos termos, conceitos e terminologias do Marketing Eletrônico, que serão utilizados em nosso curso, seguem as definições, extraídas da Wikipédia, dos principais termos.

  • E-commerce: comércio eletrônico, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.
  • E-business: ou Electronic Business (negócio eletrônico), é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos, geralmente na internet. Muitas vezes é associado ao termo comércio eletrônico. Pode-se definir e-business como negócios feitos através da internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores, como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre o macro ambiente, pesquisa de mercados etc.
  • Social-commerce: é um subconjunto do e-commerce (comércio eletrônico) que envolve o uso das mídias sociais, para promover a compra e venda on-line de produtos e serviços.
  • Redes sociais: uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e sua porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.
  • Mídias sociais: o conceito precede a internet e as ferramentas tecnológicas – ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. Significa a produção de muitos-para-muitos. As “ferramentas de mídias sociais” são sistemas on-line projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.
  • Blogue corporativo: pode ser traduzido em uso de blogues dentro do cotidiano das empresas. O blogue é uma ferramenta fácil de criar e atualizar, sendo possível criá-lo com pouco (ou nenhum) conhecimento de linguagens de programação web. Além disso, o blogue possui propriedades e atributos que se encaixam perfeitamente nas necessidades de qualquer negócio: comunicação interna ou externa simples, descomplicada e altamente interativa e instantânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *