Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

E-commerce

Riscos e desvantagens do e-commerce

Um dos desafios essenciais do comércio eletrônico é o gerenciamento de riscos. A operação dos sistemas de pagamento incorre em três grandes riscos: fraude ou erro, aspectos de privacidade e riscos de crédito. Conheça também as vantagens para empresas e consumidores em usar o e-commerce.

  • a) Gerenciamento a privacidade de informações: Os sistemas eletrônicos de pagamento precisam assegurar e manter a privacidade.
  • b) Bisbilhotice: Os ataques de bisbilhotice (Hacker) na rede podem resultar no roubo de informações de contas, tais como: números de cartões de crédito, números de contas de clientes ou informações sobre saldos.
  • c) Espionagem de senhas: Os ataques de espionagem de senhas podem ser utilizados para obter-se acesso a sistemas nos quais informações do proprietário são armazenadas, sendo que o uso crescente de algoritmos fortes de criptografia tem inibido esse tipo de ataque.
  • d) Confiabilidade: A confiabilidade é um componente essencial na privacidade do usuário assim como na proteção da informação proprietária e um inibidor para roubo de serviços de informação.
  • e) Integridade de dados: O dado enviado como parte de uma transação não deve ser modificável em trânsito. Esses são apenas alguns exemplos que devem ser levados em consideração para ser fazer um bom negócio, e satisfazer o cliente em sua plenitude. Não adianta os sites terem milhões de informações sobre o produto, ou desconto monstruosos, se no processo final de comprar o cliente é lesado ou a transação não é feita com todos os cuidados.

É importante as empresa de comércio eletrônico pensarem em todos os detalhes para que sua empresa on-line funcione realmente. Alguns pontos que podem ser destacados são: o conteúdo, a comunicação, o cuidado com o cliente, a conveniência, a conectividade [Albertin, 2001].

Por: Rafael dos Santos Barreira e Vânia Cristina Lasalvia

One thought on “Riscos e desvantagens do e-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *