O que é o E-business
Quando falamos no conceito de e-business, primeiramente precisamos diferenciá-lo do conceito de e-commerce, ambos bastante confundidos. E-business não é apenas o comércio realizado pela internet. Isso é função do e-commerce.
O e-business abrange todas as atividades de uma empresa através dos sistemas de informação, os quais engloba a internet como meio de comunicação.
É importante entender que tanto o e-commerce quanto o e-service são áreas que pertencem ao e-business, onde o primeiro se volta à realização de vendas pela internet entre uma empresa e outra (B2B) ou entre uma empresa e o cliente (B2C). Já o e-service engloba a prestação de serviços via web, a exemplo do home banking, sites de busca etc.
O e-business prevê a reestruturação completa de uma empresa, através da integração tecnológica, no sentido de uniformizar o atendimento do cliente sem perder a característica do atendimento 1to1 – individualizado –, base para o processo de fidelização de clientes. Para se ter uma ideia de sua abrangência, uma empresa pode não ofertar qualquer produto ao mercado, mas oferecer, através de estratégias de e-business, melhorias no processo interno de compras ou na comunicação entre as áreas de uma organização, ou seja, é uma estratégia de melhoria de processos, que engloba inclusive o comércio eletrônico.
Saiba mais sobre o e-business acessando o portal do E-business Brasil.
Pingback: Resumo da quarta aula de Marketing Eletrônico – MBA Administração e Marketing | Marketing Futuro - eletrônico, digital, trade, branding, mobile, mídias digitais
Pingback: O papel da Internet nas compras organizacionais das lojas multimarcas de vestuário | Marketing Futuro - eletrônico, digital, trade, branding, mobile, mídias digitais