O que é Plano de Ação? Conceito, definição, significado do termo plano de ação

O plano de ação define as ações a serem tomadas após coleta e análise de dados. Incide sobre ações que devem ser tomadas geralmente em curto prazo, descrevendo como colocar em prática as ações estratégicas, porém nada impede de ser projetado a médio e longo prazo também. Muitas pessoas acham que sabem o que é Plano de Ação e como realiza-lo, porém a prática não mostra essa realidade.

O plano de ação é algo extremamente importante, tão fundamental que pode dar origem a um planejamento estratégico, ou basear-se neste, tanto para medidas de correção de problemas quanto para sua prevenção. Registros históricos, atas de reuniões, pesquisas e relatórios de auditorias entre outros, constituem uma gama de fontes de informações relevantes, que podem ser utilizadas na elaboração de um plano consistente.

Para ilustrar a função do plano de ação, imagine sua carreira profissional que digamos que esta no Ponto A, porém você quer chegar ao Ponto X. O plano de ação ira descrever todas ações necessárias para você atingir o resultado desejado.

O que é Plano de ação? Conceito e definição de Plano de ação

Montando um plano de ação eficiente

Qualquer plano deve conter basicamente os seguintes tópicos:

  1. O que será feito? Descrição de todas as etapas necessárias para atingir o objetivo.
  2. Por que será feito? Por que ele é importante? Aqui entra uma justificativa clara do porquê de executar o plano.
  3. Onde será feito? Em qual local? Onde será executada – ou executadas no caso de mais de uma – a tarefa necessária para realizar o plano.
  4. Quando será feito? Qual o prazo? Coloque o fator tempo em seu plano para evitar que ele caia em uma gaveta e nunca saia do papel. Defina quando será feito e até quando.
  5. Por quem será feito? Delegue respinsáveis para cada etapa, a fim de dar “nome aos bois” e evitar o tão famoso jogo de empurra.
  6. Como será feito? Defina qual será o método utilizado para realizar as etapas do plano de ação.
  7. Quanto custará fazer? Dificilmente um plano de ação sairá de graça. Mesmo que não custe recursos financeiros, por exemplo, com certeza você precisará de recursos humanos, que também devem ser contabilizados como custos.

Como você pode ver, os itens acima são o famoso 5W2H da administração.

No vídeo abaixo você vê uma explicação detalhada da importância de traçar planos consistentes, tanto na vida pessoa quanto profissional.

Download de modelo de plano de ação

Plano de Ação em Excel – DOWNLOAD

Faça o download acima e comece a usar hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>