Serviços oferecidos pelo e-business – Tipos de E-Business
A seguir, definiremos os serviços mais comuns e utilizados pelas empresas, através da estratégia de e-business.
E-commerce: ou comércio eletrônico, trata do processo de vendas da empresa visando atingir o mercado-alvo que foi definido através da estratégia de segmentação do negócio, lembrando que através dessa modalidade de transação comercial a empresa passa a ter maior abrangência territorial, se tiver esse potencial econômico, logístico e de estrutura interna, inclusive com possibilidade de lançar-se no mercado internacional.
E-procurement: trata-se do sistema integrado para a cadeia de fornecedores de uma empresa, ou seja, orientado à área de compras. Possibilita a busca, gestão, cotação de preços e condições comerciais dos fornecedores, de forma automatizada.
E-CRM: o sistema de e-CRM (e-Costumer Relationship Management) não difere muito de um sistema convencional de CRM1, englobando apenas serviços adicionais para acompanhamento do cliente no seu e-commerce, como: a categoria de produtos que o cliente mais visualizou, quanto tempo em média ele leva buscando informações no site até a efetivação da compra, a média de clientes que acessam um produto e o seu percentual de compras finalizadas, entre outras várias funcionalidades. Um sistema de e-CRM eficiente grava todo o histórico da interação do cliente com a empresa e seu produto e transforma esses dados em informações úteis para a empresa potencializar o seu relacionamento com os clientes. Permite ainda a tomada de decisões estratégicas individuais ou em um grupo de clientes que possuem as mesmas características, o que proporciona redução de custos e amplia o potencial de fidelização.
E-ERP: o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é um dos sistemas mais importantes dentro do gerenciamento empresarial, inclusive para o e-business, e sem dúvida o sistema que mais necessita da interação dos colaboradores da empresa na inserção e controle dos dados financeiros, de vendas, de produção e de todos os setores ao qual há a necessidade de interação do ERP. O e-ERP tem em comum com o e-commerce a integração com o processo de vendas, gerando maior agilidade nos procedimentos desde a entrada do pedido, seu faturamento, produção e entrega final ao cliente.
E-DSS: Decision Support System ou Sistema de Suporte à Decisão é o mesmo que BI (Business Intelligence) como é mais conhecido. Em resumo, BI ou Inteligência Empresarial refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios.
Pingback: Resumo da quarta aula de Marketing Eletrônico – MBA Administração e Marketing | Marketing Futuro - eletrônico, digital, trade, branding, mobile, mídias digitais