Entendendo Melhor o Business Intelligence (BI)

O Business Intelligence (BI), no conceito de Tecnologia da Informação, é uma ferramenta que permite aos gestores de empresas, mais especificamente voltados às áreas de planejamento e de negócios, uma análise inteligente de dados gerados por seus diversos sistemas e processos.

Acesse o site, disponível no link, para consultar vários cases dedicados ao tema do Business Intelligence (BI).

Como o próprio nome sugere, as soluções de Business Intelligence são adotadas para trazerem inteligência ao negócio de uma companhia. Elas envolvem ferramentas e sistemas desenvolvidos para coletar e analisar dados de maneira planejada e estratégica para a organização. O BI auxilia as empresas a traçarem o perfil de seus clientes, a oferecerem suporte adequado, a realizarem pesquisas e segmentação de mercado, a fazerem análises estatísticas e inventários, entre outras aplicações.

Entretanto, é importante ressaltar que os dados de uma organização são armazenados em banco de dados e o BI é o sistema que permite transformar esses mesmos dados em informações estratégicas.

Nesse sentido, entraremos aqui no conceito de Data Warehouse (DW) que é um banco de dados especializado, que utiliza dados operacionais e externos da empresa, a fim de gerar uma nova base de dados onde serão armazenados, com o objetivo de que seja possível aos gestores obterem informações concretas e consistentes para posterior análise e tomada de decisão, utilizando–se do conceito de Business Intelligence.

Você pode gostar também de ler...