Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Digital e eletrônicoE-commerce

Modelos de Aplicação no E-Commerce – B2B, B2C, C2C, C2B

Através do conceito de e-commerce existem várias possibilidades de negócios ou relacionamentos, seja entre empresas, pessoas ou governo. Acompanhe a seguir.

B2B (Business to Business) O modelo B2B é o comércio eletrônico entre pessoas jurídicas, sendo muito praticado no modelo de revendas (atacados).
B2C (Business to Consumer) É o modelo predominante de vendas on-line que permite ao consumidor final adquirir um produto ou serviço através da internet.
C2C (Consumer to Consumer) O modelo C2C envolve transações entre dois ou mais indivíduos. Esse tipo de comércio eletrônico disponibiliza um e-marketplace (acrônimo de eletronic marketplace, que é um espaço virtual onde se faz comércio eletrônico) para vendedores e compradores on-line, que se assumem no processo como consumidores. Exemplo: Mercado Livre.
C2B (Consumer to Business) C2B é a sigla para definir a venda de serviços de indivíduos pela internet. Um exemplo bem claro são os envios de currículos para diversas organizações por pessoas físicas em busca de oportunidade de trabalho. Seria, em palavras mais claras, a relação entre consumidores e empresas. Nesse modelo as empresas se adéquam ao consumidor, oferecendo a melhor proposta.

2 thoughts on “Modelos de Aplicação no E-Commerce – B2B, B2C, C2C, C2B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *