O que é Marketing? A melhor definição de Marketing da Internet
Com a globalização e a super concorrência decorrente dela, empresas de todos os ramos se vêem forçadas a sofisticar suas ações mercadológicas. Segundo Kotler e Armstrong, o foco no cliente e o comprometimento com o marketing são a chave do sucesso das empresas bem sucedidas de hoje.
O termo Marketing, apesar de ser amplamente difundido e fazer parte do dia-a-dia das pessoas, muitas vezes é incompreendido. Segundo Kotler e Armstrong (2003), muitas pessoas pensam em Marketing somente como vendas e propaganda. Esse equívoco é justificável, pois diariamente as pessoas são expostas a promoções, telemarketing, mala-direta, comerciais de televisão, etc. Entretanto, vendas e propaganda é somente uma pequena parte do marketing.
“O termo marketing cobre todas as atividades empresariais necessárias para transferir a propriedade de bens e prover sua distribuição física. O simples transporte de bens é distribuição. Assim, embora eventualmente marketing seja utilizado no sentido de distribuição, essa última representa um conceito mais restrito. (Maynard,Weidler e Beckman, 1932)
Segundo Siqueira (2005), é oportuno analisar o marketing sobre quatro diferentes aspectos para compreender sua abrangente definição.
- Filosófico: é a dimensão conceitual, que busca responder o que é marketing através da definição de conceitos.
- Gerencial: explica a gestão de marketing, buscando responder como opera.
- Funcional: mostra as funções do marketing, explicando sua serventia.
- Estratégico: é a dimensão estratégica, onde são estudados os mercados que serão cultivados e o valor fornecido.
A American Marketing Association (AMA) instituiu no ano de 1960 um Comitê de Definições com o intuito de apresentar conceitos sobre o que se praticava com o nome Marketing. O comitê não conseguiu uma definição única, mas emitiu três ordens de conceitos:
- Primeira ordem – factual ou descritiva: “É a execução de atividades de negócios que encaminha o fluxo de bens e serviços do produtos ao consumidor ou usuário final.” (Siqueira, 2005, p. 5)
- Segunda ordem – econômica: “Marketing é a parte da economia que trata da criação das utilidades de tempo, lugar e posse.” (Siqueira, 2005, p. 5)
- Terceira ordem – legal: “Marketing inclui todas as atividades relacionadas com as mudanças de propriedade e posse de um bem ou serviço.” (Siqueira, 2005, p. 5)
“Marketing é uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando à satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços” (Fraga, 2006)
Este texto é parte do artigo “Comportamento de Compra das Lojas de Confecção Multimarcas – Varejo de Moda Brasileiro” de Marco Aurélio Lang