Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

BrandingMarketing

Escritórios de design gráfico de grande, médio e pequeno porte

Grandes escritórios de design gráfico

Com equipes de cerca de vinte a cinquenta profissionais especializados, essas empresas oferecem em geral toda a gama de serviços de design gráfico.

Propõem-se a atender demandas tanto específicas como de grande amplitude. Um cliente do segmento de varejo, por exemplo, poderia demandar o reposicionamento visual de determinada marca (abrangendo uma nova logomarca, padrão de embalagens e aparência das lojas), o desenvolvimento de materiais promocionais relacionados à marca, o redesenho de dezenas de embalagens de produto, a ambientação das lojas, o novo website e assim por diante.

O projeto poderia exigir a montagem de uma equipe multidisciplinar, que incluiria profissionais de outras áreas, como arquitetos, redatores, programadores, especialistas em estratégia de marca.

Outra demanda tipicamente atendida por escritórios de maior porte é a identidade visual de grandes grupos empresariais, pela
complexidade que implica. Há uma multiplicidade de negócios e marcas a analisar no projeto; questões estratégicas a ser consideradas; grande volume de aplicações.

Aspectos como equipe diversificada e fixa, estrutura de produção em vários níveis (diretores, gestores de projetos ou áreas, designers seniores e iniciantes, estagiários) e estrutura física compatível com a equipe têm impacto sobre os custos dos serviços oferecidos,
que tendem a ser mais elevados. Exatamente por terem em seu DNA a prestação de serviços em larga escala, para clientes que exigem
seu envolvimento em assuntos estratégicos, alguns desses escritórios passaram a oferecer também serviços de consultoria de marcas (branding), para fundamentar o trabalho de design.

Em alguns casos, isso pode acarretar uma mudança mais profunda no modelo de negócio, levando a empresa a posicionar-se no mercado não mais como escritório de design gráfico, mas como consultoria de branding.

Médios escritórios de design gráfico

Estas empresas podem ser especializadas em um campo de trabalho (como embalagens ou editorial) ou transitar pelas diversas disciplinas da área, praticando um modelo de negócio semelhante ao dos escritórios de grande porte, porém com equipes e estruturas mais enxutas – dez a vinte profissionais em geral. Sua reputação no mercado é muitas vezes associada à sua especialidade ou à figura do principal designer, líder da equipe.

Pequenos escritórios de design gráfico

Existem no mercado brasileiro centenas de estúdios que contam com equipes reduzidas de profissionais. Simplificando muito, há desde estúdios de profissionais que praticam um design gráfico especializado e “autoral”, que atendem por vezes a clientes do próprio
segmento de comunicação (criação de capas de livro, projeto gráfico de revistas etc.), até estúdios que oferecem os principais serviços de design.

FONTE: Guia das Melhores Práticas de Branding – Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *