Preço dos serviços de design gráfico
Avaliar se o preço proposto pelo fornecedor é justo, comparar preços díspares, negociar a remuneração de um projeto não são tarefas
simples para uma empresa que contrata um escritório de design gráfico. Também para os profissionais a missão é das mais difíceis.
Preços muito diferenciados são praticados em um mercado em que convivem escritórios de portes e qualificações muito diversos. Compreender alguns fatores que habitualmente são considerados na composição do valor dos serviços é a melhor via para estabelecer um diálogo maduro a respeito dessa questão delicada.
Alguns escritórios de design têm predeterminado seu custo por hora (consolidado ou por nível de profissional) e tendem a fixar preços de acordo com uma estimativa de tempo para realizar cada etapa do serviço contratado. Outros operam a partir de uma tabela de preços de serviço, rígida ou variável em função de fatores como escala e prazo (valor por página diagramada de um livro, por exemplo).
Em qualquer caso, a complexidade do trabalho, que pode exigir capacidade técnica fora do comum ou equipe grande e diversificada, sua relevância para o negócio do cliente, seu alcance e a responsabilidade implicada (uma embalagem que será reproduzida aos milhões, por exemplo), prazos exíguos (que aumentam os riscos) e reputação do escritório são fatores que podem “entrar na conta”.
Não existe uma tabela “oficial” de valor de hora ou de serviço de design gráfico. Várias associações do setor divulgam Preço fixo ou por escopo fazer a melhor escolha tabelas baseadas em pesquisa de mercado, que são parâmetros confiáveis para analisar, ou mesmo propor, preços de serviços a ser contratados. Estas são as formas de cobrança mais usuais:
Preço fixo ou por escopo
Um valor é estipulado a partir da avaliação do serviço completo. Seu cálculo pode envolver estimativa de horas ou aplicação de uma
tabela de custo por serviço. Em geral, essa forma de cobrança é adotada para os projetos de curta duração, com escopo bem definido.
Ainda assim, é comum que sejam previstas alternativas de compensação, caso o escopo se altere significativamente.
Valor mensal
Para projetos de longa duração, um valor “x” é cobrado por mês (ou outro intervalo de tempo) e corresponde a cada etapa do trabalho concluída e entregue no período.
Alocação de horas
Também para projetos de longa duração, mas sem escopo rigidamente determinado. O preço cobrado corresponde ao valor das horas
alocadas por cada profissional envolvido no projeto, acrescido em geral de despesas operacionais.
FONTE: Guia das Melhores Práticas de Branding – Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)