Desenvolvimento e Teste de Conceito: Processo de Desenvolvimento de Produto
Segundo Kotler e Armstrong (2007, p. 235), é importante fazer a distinção entre ideia, conceito e imagem do produto:
- Ideia de produto: é uma sugestão para um possível artigo que a empresa possa oferecer ao mercado;
- Conceito de produto: é uma versão detalhada da ideia expressa, em termos que façam sentido para o consumidor;
- Imagem de produto: é o modo como os consumidores percebem um produto real ou potencial.
O conceito de novo produto deve ser testado pela empresa por diversos métodos, e os testes devem ser executados antes que seja investido qualquer volume de dinheiro para o seu desenvolvimento.
De acordo com Palmer (2006), a pesquisa deve procurar descobrir as atitudes dos compradores em relação ao novo conceito: se estariam interessados em comprar o possível produto. O teste de conceito requer que sejam avaliados os conceitos dos novos produtos por grupos de consumidores-alvo, considerados compradores potenciais. Após terem sido apresentados ao conceito, os consumidores podem ser convidados a responder sobre ele. A empresa faz isso para confirmar se há aceitação do novo produto pelo mercado. Muitas instituições testam os conceitos de novos produtos com os consumidores antes de transformá-los em produtos novos reais.
Kotler (2000) cita que uma ideia de produto pode ser transformada em vários conceitos. Então, é necessário que sejam feitas algumas perguntas:
- Quem usará o produto?
- Que benefício primário esse produto pode fornecer?
- Quando as pessoas consumirão esse produto?
O teste de conceito envolve a apresentação do conceito do produto aos consumidores-alvo, buscando ver e analisar suas reações. Esses conceitos podem ser apresentados tanto simbolicamente como fisicamente. Contudo, para Kotler (2000), quanto mais o conceito testado se assemelhar ao produto, mais preciso será o teste.
Conheça todo o Processo de Desenvolvimento de Produto pelo Marketing.