Geração de Ideias: Processo de Desenvolvimento de Produto
Normalmente, uma empresa gera muitas ideias, podendo ser usado como exemplo um brainstorming. Quantas sugestões são apresentadas em um tipo de evento como esse?
Existem diversas fontes de ideias importantes, como as fontes internas e fontes externas – como os clientes, concorrentes, distribuidores e fornecedores. Utilizando as fontes internas, a corporação tem novas ideias, por meio de pesquisa e desenvolvimento formais e pelos executivos, pessoal de produção e vendas.
Algumas empresas têm desenvolvido programas internos para incentivar seus funcionários a dar ideias para desenvolver novos produtos, dando gratificações por isso.
Como fontes externas de ideias podemos citar os clientes, já que a empresa deve analisar as suas perguntas, dúvidas e reclamações para descobrir novos produtos que os satisfaçam e proporcionem melhores soluções para seus problemas.
Para Palmer (2006), uma fonte de ideias muito rica é o próprio cliente. Tais ideias são comunicadas pelo departamento de vendas, que está diretamente em contato com o cliente, percebe sua necessidade e repassa essas informações ao setor responsável.
A empresa Lego® convidou 250 entusiastas dos seus trens elétricos para visitar seu escritório em Nova York e avaliar novos designs. Essas pessoas deram sugestões sobre todos os produtos que ali estavam. Além disso, deram novas ideias, que foram aplicadas pela empresa. A Lego® fabricou o que esses consumidores sugeriram e o resultado foi um produto que, graças à propaganda boca a boca, conseguiu vender, sem marketing adicional, todas as primeiras dez mil unidades em menos de duas semanas (KOTLER; ARMSTRONG, 2007).
Outras fontes externas são os distribuidores e os fornecedores: os distribuidores pelo fato de estarem próximos ao mercado e visualizarem os problemas dos consumidores, podendo repassar as informações à empresa e possibilitando a elaboração de novos produtos. E os fornecedores pelo fato de informar à empresa novos conceitos, materiais que podem ser usados no desenvolvimento de novos produtos. Além dessas fontes, ainda há revistas, feiras, seminários etc.
Para o marketing, a orientação para geração de novas ideias são os desejos e as necessidades dos clientes.
Clique aqui e veja 10 maneiras para criar ideias para novos produtos. Leia também todo o Processo de Desenvolvimento de Produto pelo Marketing.
Pingback: Processo de Desenvolvimento de Produto pelo Marketing (P&D)