O Processo de Decisão de Compra – marketing eletrônico

1. Reconhecimento da necessidade: uma vez identificada a necessidade, gera-se o desafio da compra e o consumidor precisará encontrar uma forma de atingir o seu objetivo.

2. Busca da informação: o consumidor procura alternativas através das informações obtidas, seleciona e filtra as opções que são compatíveis com os seus desejos e as suas necessidades.

3. Avaliação das alternativas: depois de compiladas todas as informações, o consumidor avalia as alternativas para efetuar a decisão de compra.

4. Decisão de compra: nessa etapa identificam-se a lealdade às marcas e aos locais de venda. Nesse estágio, ainda ocorrem situações que levam ao adiantamento da compra, como influências de outras pessoas ou imprevistos de ordem pessoal.

5. Comportamento pós-compra: é o estágio que define a satisfação ou insatisfação com relação à aquisição do produto ou serviço. E através dessa resposta é que o consumidor pode ser estimulado a comprar novamente (fidelização) ou estimular outras pessoas a comprar (indicação).

Acesse o link e leia o artigo O processo de decisão de compra. Você conhecerá uma ferramenta que busca entender as escolhas dos consumidores.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *