Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Digital e eletrônico

Resumo da quarta aula de Marketing Eletrônico – MBA Administração e Marketing

E-business

Abranje todas as atividades de uma empresa através dos sistemas de informação, o qual engloba a internet como meio de comunicação. E-business prevê a restauração completa da empresa no sentido de uniformizar o atendimento sem perder a característica do atendimento 1to1. É vista como uma estratégia de melhoria do processo.

E-services

Ex: internet banking

E-commerce

Comércio eletrônico

Modelos

B2B

Entre pessoas jurídicas. Muito praticado por atacados.

B2C

Vendas on-line tradicionais de uma empresa ao consumidor final

C2C

Ex: Mercado Livre

C2B

Venda de serviços de indivíduos pela internet. Ex: enviar um curriculum para uma empresa

Passos para se montar um e-commerce

Entender o mercado virtual e como conquistá-lo

Legalizar o negócio

Escolher uma plataforma de vendas adequada

Definir soluções de pagamento

Fazer pesquisas de satisfação e avaliação da marca

Estabelecer uma boa logística

Conquistar o cliente

Definir claramente as políticas de privacidade e de devoluções

Manusear com cuidado os produtos

Ter um certificado de segurança

E-ERP

Sistema de gestão empresarial (vendas, estoque, produção, etc.)

E-procurement

Sistema integrado para a cadeia de fornecedores de uma empresa que possibilita a busca, gestão, cotação de preços, e condições comerciais dos fornecedores de forma automatizada.

E-DSS ou BI

Business Intelligence, processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão do negócio. Pode ser obtido por qualquer método, seja tecnológico ou não, por se tratar mais de um conceito, uma estratégia, do que uma tecnologia, que permita a extração de conhecimento a partir de análises do negócio. Inteligência de negócios.

O BI auxilia as empresas a traçarem o perfil de seus clientes, a oferecerem suporte adequado, a realizarem pesquisas e segmentação de mercado, a fazerem análises estatísticas e inventários, entre outras aplicações.

os dados de uma organização são armazenados em banco de dados (DW) e o BI é o sistema que permite transformar esses mesmos dados em informações estratégicas.

Data Warehouse (DW) que é um banco de dados especializado, que utiliza dados operacionais e externos da empresa, a fim de gerar uma nova base de dados onde serão armazenados, com o objetivo de que seja possível aos gestores obterem informações concretas e consistentes para posterior análise e tomada de decisão, utilizando–se do conceito de Business Intelligence.

Características do DW

Orientado por assuntos – o DW armazena informações sobre temas ou assuntos que são de importância para o negócio da empresa. Como exemplos podem ser citados clientes, funcionários, produtos, fornecedores e assim por diante.

Integrado – o DW tem a responsabilidade de sincronizar os dados de todos os sistemas da empresa e externos a esta, e padronizá-los para que estes se tornem consistentes. Uma aplicação pode codificar o sexo como M/F, outra como 1/0 ou H/M, e isso geraria problemas na hora da análise. Porém, os dados a serem trazidos para o DW devem ser padronizados, eliminando problemas de inconsistência.

Variante no tempo – um dado em um DW refere-se a algum espaço de tempo, a fim de possibilitar que seja traçada uma análise histórica e comparativa de fatos. Sem a manutenção do histórico dos dados, a análise histórica e comparativa seria inviável. Em um DW os dados não são atualizados, e a cada nova carga de dados uma nova entrada é criada.

Data Marts

DW exige grande esforço, custo e tempo de implantação, é possível dividi-lo em partes menores, distribuídas por departamentos ou áreas de atuação da empresa. Essa divisão é conhecida como Data Marts. Os Data Marts podem servir como veículo de teste para companhias que desejam explorar os benefícios do DW, antes de implantá-lo corporativamente.

OLAP

OLAP (On-Line Analytical Processing) é um software cuja tecnologia de construção permite aos analistas de negócios, gerentes e executivos analisar e visualizar dados corporativos de forma rápida, consistente e, principalmente, interativa. OLAP são capazes de navegar pelos dados de um Data Warehouse, possuindo uma estrutura adequada tanto para a realização de pesquisas como para a apresentação de informações

A evolução do BI é o BA (Business Analytics) ou BI 2.0 que se propõem ao não somente mostrar o cenário atual, e sim antecipar tendências.

Forecasting – previsão de demanda

E-CRM

Ferramentas extras do CRM tradicional que visam coletar dados dos consumidores ou potencias consumidores no e-commerce, que servirão de subsidio para a tomada de decisões estratégicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *