Evolução na Gestão de Pessoas

Os modelos de gestão de pessoas vêm sofrendo significativas mudanças em função da livre concorrência. O mercado de trabalho exige
profissionais altamente qualificados, portadores de competências técnicas e comportamentais que atendam às necessidades das organizações na geração de criatividade, iniciativa e inovações.

A gestão de pessoas tem cada vez mais ocupado uma posição estratégica nas organizações. Para isto precisa gerar e difundir uma cultura de aprendizagem contínua, visando ao crescimento econômico, bem como impulsionar a geração de novos conhecimentos e habilidades.

Deve atender às exigências do mercado globalizado, mas sem deixar de lado os aspectos humanos das relações e a qualidade de vida.
As empresas se direcionam a uma única saída: a mudança, tanto comportamental quanto organizacional. O desafio da gestão de pessoas consiste principalmente na produção do equilíbrio entre os aspectos relativos ao comportamento humano e os subsistemas da gestão de pessoas dentro de uma cultura organizacional.

A área de gestão de pessoas necessita conhecer bem a organização seu ambiente de trabalho, suas crenças, seus valores, sua missão e visão, o clima de trabalho e a cultura empresarial para que possa gerenciar seus talentos e criar uma relação de “ganha-ganha” entre empresa e colaboradores.

Em uma economia instável, as pessoas revelam seus talentos e competências como ferramentas estratégicas para obter uma vantagem
competitiva para as empresas que querem sobreviver à concorrência acirrada do mundo globalizado.

Pessoas comprometidas, focadas em resultados, capacitadas, resistentes à pressão e com habilidades de relacionamento são os alicerces e a engrenagem que conferem à organização uma vantagem competitiva nesse contexto.

Os profissionais de RH estão revendo seus conceitos, galgando novos espaços e participando da elaboração do planejamento estratégico, pois os talentos das pessoas estão sendo considerados como um diferencial estratégico e competitivo.

Passamos de uma gestão autocrática oriunda do taylorismo e do fordismo para um modelo de gestão e estrutura organizacional mais
participativo, flexível, descentralizado e preocupado em reter, desenvolver e manter seus talentos.

A tecnologia da informação é um dos maiores agentes de mudança. As empresas passaram a utilizar pacotes de sistemas integrados de gestão, como o SAP e o Microsiga, entre outros. Os processos se tornam mais rápidos, mas nem sempre os mais críticos são melhorados.

Principais transformações de um modelo hierárquico para um modelo mais inovador e empreendedor:

  • No período da industrialização, nasce o Departamento Pessoal, apresentando uma gestão burocrática, de controle e punição. (Pesquisar)
  • As transformações ao longo do tempo levaram a uma visão de Administração de Recursos Humanos, tendo maior preocupação com a motivação e com o desenvolvimento de seus colaboradores e considerando o Departamento de Recursos Humanos como um gerenciador de serviços e subsistemas.
  • Hoje, a tendência é elevar o gerenciamento de pessoas a uma dimensão mais estratégica, tendo-se uma visão mais sofisticada de administrar em parceria com as pessoas. Os colaboradores são estimulados a assumir a responsabilidade de levar a empresa a atingir seus resultados, e o Departamento de Gestão de Pessoas tem uma abordagem menos centralizadora e mais de consultoria.

A atuação das pessoas nas organizações depende das diretrizes, da política da empresa, de seus valores, da visão, do clima e da cultura
organizacional e são as pessoas que definem o rumo da organização e lhe dão alma.

Evolução na Gestão de Pessoas

Resumindo:

Departamento Pessoal

Gestão focada na burocracia e no controle das pessoas. A empresa é mais centralizadora, e o RH é visto como um órgão fiscalizador.

Administração de Recursos Humanos

Gestão mais dinâmica e focada e no desenvolvimento e na motivação das pessoas. Preocupa-se com os interesses dos colaboradores.

Gestão de Pessoas

Gestão focada no gerenciamento com e para pessoas. Considera os colaboradores como talentos dotados de capacidades, habilidades e intenção de levar a empresa ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>