O que é Teoria Z? Conceito e definição de Teoria Z

Já ouviu falar da Teoria Z?

Postulada por William Ouchi, é uma variante da Teoria Y. Este autor defende que os trabalhadores têm um grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e incentivos eficaz. Ele defende também que os gestores devem dar o exemplo dos valores que os funcionários devem seguir. Esta teoria afirma que há três fatores críticos de sucesso para qualquer sistema de gestão que são: confiança, solidariedade e intimidade.

O que é Teoria Z? Conceito e definição de Teoria Z
O que é Teoria Z? Conceito e definição.

A teoria Z na prática.

O berço da Teoria Z é o Oriente, onde muitos empregadores e empregados já colhem resultados como a conquista de estabilidade no emprego, remuneração mais condizente, satisfação de participação nos problemas e sucesso das organizações.

Contudo ela não é aplicável somente a realidade oriental, e sim possui caráter global, pois as aspirações humanas são universais independente da localização geográfica e/ou cultura.

Esse texto foi escrito baseado em artigos científicos do Capes.

Você pode gostar também de ler...
2 comentários em “O que é Teoria Z? Conceito e definição de Teoria Z
  • 21 de Abril de 2015 em 1:14 pm
    Permalink

    Gostaria muito de ler um resumo referente a teoria z

    Resposta
  • 21 de julho de 2015 em 7:28 pm
    Permalink

    Sou professor do curso Técnico em Administração, 2º grau, na grade curricular tem a disciplina Comportamento Organizacional, em seu conteúdos tem a Teoria Z, gostaria de receber apostila ou documentos didáticos sobre o assunto.
    Em 21//07/2015

    Resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *