Processo de Desenvolvimento de Produto pelo Marketing (P&D)

O desenvolvimento de novos produtos está relacionado à identificação dos desejos e necessidades dos consumidores e à busca por satisfazê-los. As empresas vêm passando por diversas mudanças, de modo que tais mudanças atingem os gostos dos consumidores, na tecnologia e na concorrência, sendo, para isso, necessário desenvolver constantemente novos produtos e serviços.

Segundo Kotler e Armstrong (2007), uma empresa pode desenvolver produtos de duas maneiras:

  • Aquisição: quando se compra uma empresa inteira, uma patente ou uma licença para fabricar um produto de outra companhia;
  • Desenvolvimento de novos produtos: feito pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da instituição.

Para que uma instituição consiga criar novos produtos de sucesso, ela deve conhecer bem seus consumidores, mercados e concorrentes, pois precisa desenvolver produtos superiores para os clientes.

Para tanto, o processo de desenvolvimento de novos produtos envolve um número certo de fases, que vão da ideia inicial ao lançamento do produto. Examinaremos, na sequência, cada uma dessas fases:

Processo de Desenvolvimento de Produto pelo Marketing

Processo de Desenvolvimento de Produto pelo Marketing

Clique nos links abaixo para descrição detalhada de como ocorre o processo de desenvolvimento de produto pelo setor de marketing: