Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Marketing

Surgimento e história do Marketing

Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. Ela é utilizada para expressar a ação voltada ao mercado; logo, a empresa que pratica o marketing tem o mercado como foco de suas ações.

Essa estratégia empresarial teve origem nos EUA, por volta de 1910, quando surgiram as primeiras instituições para reunir profissionais do setor e se estabeleceu o conceito de marketing, substituindo e invertendo a lógica do conceito de venda. Em vez de criar produtos para depois convencer as pessoas a comprá-los, sugeriu-se, primeiramente, compreender e antecipar as necessidades e os desejos dos possíveis clientes.

O marketing adquiriu maior expressividade depois da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento da ideia de Gerência de Marketing, e foi na década de 1950 que evoluiu para o conceito de empresa orientada para o cliente.

Na década de 1960, a American Marketing Association (AMA) conceituou marketing como o complexo de atividades que dirigem o
fluxo de bens e serviços – dos produtos aos consumidores e aos utilizadores comerciais.

Surgimento e história do Marketing
Surgimento e história do Marketing

Para Kotler (2000), marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam – e o que desejam – com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros indivíduos. Para a AMA, ainda, o marketing é o processo de planejar e executar a concepção, precificação, promoção e distribuição de produtos, serviços e ideias.

Drucker (1987) complementa que o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua, conhecer e compreender o cliente de tal modo que o produto, ou serviço, se venda sozinho.

5 thoughts on “Surgimento e história do Marketing

  • francelli

    Autor e ano?
    “O marketing adquiriu maior expressividade depois da Segunda Guerra Mundial, com o surgimento da ideia de Gerência de Marketing, e foi na década de 1950 que evoluiu para o conceito de empresa orientada para o cliente.”

    Resposta
  • Francisco Fernandes dos santos

    O novo conceito de Marketing e um planejamento estratégico empresarial que tem como objetivo criar um determinado produto é fazer pesquisa de mercado e comprova se produto é acerto pelo mercado consumidor. Como também manter e conquistar clientes para as organizações.
    Francisco Fernandes dos santos
    8 simestre de administração

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *