O que são Necessidades e Desejos para o Marketing?

As empresas trabalham para entender o cliente, criar valor para ele e construir um forte relacionamento. Quando falamos em entender o cliente, pensamos em entender suas necessidades, desejos e demandas. Contudo, o que vem a ser necessidade, desejo e demanda?

Necessidades são situações de privação percebida. Elas incluem as:

O que são Necessidades para o Marketing
O que são Necessidades para o Marketing

Os desejos são a forma que as necessidades humanas assumem quando são moldadas pela cultura e pela personalidade de um indivíduo. Por exemplo, uma pessoa precisa comer (necessidade), mas deseja uma pizza. Quando o desejo é apoiado pelo poder de compra, ele torna-se uma demanda. As pessoas pedem produtos com benefícios que lhes darão o melhor conjunto de valor e satisfação.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae (2012), conhecendo e estudando as motivações para o consumo, as empresas procuram produzir bens e serviços que atendam ao público-alvo. É por meio do marketing que as instituições conseguem conquistar e fidelizar seus clientes.

Para tanto, essa estratégia empresarial conta com quatro instrumentos básicos de ação:

  • Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
  • Escolha do preço certo para esses produtos;
  • Distribuição eficiente e ágil;
  • Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa, eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta etc.).

Empresas vencedoras são as que conseguem atender às necessidades dos clientes de maneira econômica e conveniente, com comunicação efetiva.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *