Importância do vendedor nas compras das lojas multimarcas de vestuário
As entrevistas demonstraram o quanto a pessoa do vendedor é importante no processo de compra. A indústria deve estar atenta a isso na hora de recrutar vendedores, pois ele é visto como a personificação da empresa no mercado.
Um bom vendedor, segundo as compradoras, possui características como: honestidade, fidelidade a empresa que representa, cumplicidade com o cliente, confiança e domínio do produto que vende, entendimento das necessidades do comprador, determinação e tolerância para saber ouvir um “não” com profissionalismo.
As entrevistas demonstraram que todos os maus vendedores possuem um perfil parecido: colocam seu interesse pessoal na frente dos interesses do cliente e da empresa que representa, pensa somente a curto prazo, é excessivamente agressivo na venda, desonesto e aproveitador.
Na pesquisa ficou claro que uma indústria com um bom produto pode, devido a uma ruim equipe de vendedores, perder mercado para outra empresa com produtos medianos, só que com uma equipe boa nas vendas.
Este texto é parte do artigo “Comportamento de Compra das Lojas de Confecção Multimarcas – varejo de moda Brasileiro” de Marco Aurélio Lang