Fluxograma – Ferramenta da Qualidade
Fluxograma é um resumo ilustrativo do fluxo das várias operações de um processo. Este documenta um processo, mostrando todas as suas etapas.
É uma ferramenta fundamental , tanto para o planejamento (elaboração do processo) como para o aperfeiçoamento ( análise, crítica e alterações) do processo.
O fluxograma facilita a visualização das diversas etapas que compõem um determinado processo, permitindo identificar aqueles pontos que merecem atenção especial por parte da equipe de melhoria.
É basicamente formado por três módulos :
Início (entrada): assunto a ser considerada no planejamento
Processo: consiste na determinação e interligação dos módulos que englobam o assunto. Todas as operações que compõe o processo.
Fim (saída): f im do processo, onde não existem mais ações a ser considerada.
Quando usar um fluxograma?
- Para identificar o fluxo atual ou o fluxo ideal do acompanhamento de qualquer produto ou serviço, no sentido de identificar desvios.
- Para verificar os vários passos do processo e se estão relacionados entre si.
- Na definição de projeto, para identificar as oportunidades de mudanças, na definição dos limites e no desenvolvimento de um melhor conhecimento de todos os membros da equipe.
- Nas avaliações das soluções, ou seja, para identificar as áreas que serão afetadas nas mudanças propostas, etc.
Pré requisitos para construir um fluxograma
- Conhecer o processo.
Como fazer um fluxograma?
- Todas as pessoas devem estar envolvidas na montagem do fluxograma, isto é, pessoas que realmente participam do processo.
- Identificar as fronteiras do processo, mostrando o início e o fim, usando sua simbologia adequada.
- Documentar cada etapa do processo, registrando as atividades, as decisões e os documentos relativos ao mesmo.
- Fazer uma revisão para verificar se alguma etapa não foi esquecida, ou se foi elaborada de forma incorreta.
- Discutir com a equipe, analisando como o fluxograma foi completado, certificando-se da coexistência do mesmo e como o processo se apresenta.
Vantagens do fluxograma
- Por dar suporte a análise de processo, tornam-se um meio eficaz para o planejamento e a solução de problemas ;
- O fluxo permite visão global do processo por onde passa o produto e, ao mesmo tempo, ressalta operações críticas ou situações, em que haja cruzamento de vários f luxos;
- O próprio ato de elaborar o fluxograma melhora o conhecimento do processo e desenvolve o trabalho em equipe necessário para descobri r o aprimoramento.
Desvantagens do fluxograma
- Sua aplicabilidade só será efetivada na medida em que mostrar, verdadeiramente, como é o processo (Oliveira, 1996, p. 11);
- Falta de padronização. A maioria das empresas não é padronizada. Quando se encontra alguma padronização, ela é montada de forma inadequada e as pessoas da empresa não conhecem (Oakland, 1994, p. 80) ;
- Uma pessoa sozinha é incapaz de completar o fluxograma, a não ser que tenha ajuda de outros (Idem, p. 81).
Relação do fluxograma com outras ferramentas da qualidade
Brainstorming.
Esse texto foi escrito baseado em artigos científicos do Capes.
Pingback: Ferramentas básicas da qualidade - Folha de verificação, Diagrama de Pareto, Causa e Efeito, Dispersão, Histograma, Fluxograma, Gráfico de Controle, Brainstorming, 5W1H