Cases de Social Commerce (S-Commerce)

Magazine Luiza – case de inovação com social commerce

No início de 2012, o Magazine Luiza passou a disponibilizar um novo modelo de negócios oferecendo a possibilidade de seus clientes ou interessados criarem seu próprio e-commerce para venda dos produtos da marca. O Magazine Luiza disponibilizou essa opção através de redes sociais como Facebook e Orkut e os consultores de vendas virtuais receberão uma comissão de venda entre 2,5% e 4,5%.

Aqui é interessante ressaltar que a empresa, apesar de constatar a perda de espaço do Orkut para o Facebook e saber que esse último está mais bem preparado para esse tipo de ação, verificou que boa parte do seu público-alvo, formado pelas classes C e D, mantém o perfil no Orkut.

Essa nova plataforma de social commerce recebeu o nome de Magazine Você, onde nessa primeira fase foram criadas mil lojas virtuais em quatro meses. A empresa tem como objetivo atingir 10 mil lojas virtuais e conseguir um milhão de clientes ainda em 2012, através desse novo modelo de negócio.

De acordo com o diretor de marketing e vendas do Magazine Luiza, “o boca a boca sempre foi a ferramenta de comunicação mais eficiente que existe e agora está se amplificando com as redes sociais. Um aspecto bastante favorável é o dialogo e a possibilidade de atingir um público que ainda não tem contato com a marca. As empresas que ficarem de fora dessa realidade perdem a oportunidade de venda e de utilizar uma importante ferramenta de relacionamento com todos os seus públicos”.

Para esse projeto, não faltou inovação e interação, do começo ao fim, com o seu público-alvo. Para divulgar o projeto Magazine Você foi realizado o concurso cultural #ONomeAgoraÉ onde as pessoas sugeriam nomes criativos para o Magazine por meio do Twitter e do Facebook, premiando o vencedor com benefícios exclusivos: 10% de comissão e R$5 mil para divulgar sua loja nas redes sociais.

(Disponível em: <www.proxxima.com.br/proxxima/negocios/no ticia/2012/01/26/Magazine-Luiza-reforca-social-commerce.html>.)

GAP – inovando através do check-in

Através das redes sociais os usuários podem efetuar check-in em locais previamente cadastrados e compartilhar essa informação com seus amigos em outras redes sociais. As ferramentas mais conhecidas e que permitem esse serviço de geolocalização são o Foursquare e o Gowalla.

Pensando nessa funcionalidade e tendência, a GAP de Nova York lançou uma campanha nas mídias sociais utilizando o Foursquare, dando um desconto de 25% para os compradores que efetuassem o check-in na loja. A iniciativa teve como objetivo divulgar dentro das mídias sociais a promoção e desenvolver a lealdade dos consumidores ao negócio.

Esse case da GAP é interessante para demonstrar que, com um pouco de criatividade, todas essas ferramentas de mídias sociais podem ser utilizadas (e muito bem) para incremento dos resultados da empresa.

Você pode gostar também de ler...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *