As Mídias Sociais e o cálculo de ROI

Ferramentas e ideias inovadoras não faltam quando o assunto é mídias sociais.

Mas a questão é: como medir o ROI (Return on Investment, ou em português Retorno sobre o Investimento) em relação às mídias sociais?

É um desafio mensurar quanto uma empresa passou a vender a mais com um clique na opção “curtir” do Facebook ou quantos automóveis foram comercializados a mais por uma determinada montadora depois de postar um vídeo no Youtube sobre um determinado modelo.

E no Twitter? Uma empresa pode ter milhares, milhões de seguidores, mas o que isso representa para o negócio? Boa parte das empresas que marcam presença nas mídias sociais já vem monitorando o que os clientes falam do seu produto e isso as ajuda a evitar crises e a melhorar o atendimento, mas não necessariamente oferece informações sobre conversão de vendas.

Em primeiro lugar, para que uma empresa possa avaliar o ROI obtido através de uma determinada ação em alguma mídia social, é necessário que ela se planeje para isso e defina quais são os seus objetivos e metas em torno dessa estratégia. Outro aspecto, é a empresa estabelecer KPIs (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho para cada ação.

Por exemplo, uma empresa pode definir que realizará uma ação para atingir 1.000 “curtir” em sua página do Facebook no prazo de 15 dias e para isso promover o sorteio de um determinado produto ou serviço para quem participar da campanha, para quem entrar na página e clicar o “curtir” ou “like”, do inglês. O mesmo indicador pode ser aplicado para o Twitter e assim por diante. A visão é que quanto mais seguidores a empresa tiver e a partir daí passar a interagir com eles, mais chances de reconhecimento e de negócios poderão surgir, inclusive buscando a fidelização de clientes.

De acordo com Erick Qualman, autor do livro Socialnomics, as empresas estão cometendo o erro de tentar medir o ROI da social media como se ela fosse um canal tradicional. A agência americana MDG Advertising publicou um infográfico sobre o Retorno de Investimentos em Mídias Sociais (Social Media ROI) onde ficou demonstrado que as empresas variam bastante na forma de mensurar o ROI digital: 68% avaliam o ROI pelo aumento de tráfego no site, 66% pela conversão leitor X consumidor e 63% por número de fãs, membros ou menções positivas nas mídias.

Você pode gostar também de ler...
Um comentário em “As Mídias Sociais e o cálculo de ROI
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *