Como o marketing chegou até a Era Digital?
O marketing originou-se da transição da Era Agrícola para a Era Industrial, onde o foco inicial mantinha-se na logística e na produtividade, ou seja, com pouca visão estratégica. Preocupava-se exclusivamente com a maximização dos lucros, enxergando o cliente como uma entidade meramente física, dotada de necessidades básicas.
O advento que trouxe o marketing para o cenário das empresas foi a Segunda Guerra Mundial, através do incremento da concorrência de mercado.
Da Era Industrial, passamos para a Era da Informação (também conhecida como Era Digital), período relacionado mais especificamente após a década de 1980, embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970.
Na tabela abaixo, podemos identificar os diferentes enfoques entre uma e outra era:
* Kotler, 2010
Como podemos perceber, até a década de 1980 as empresas se caracterizavam pela gestão centralizada do negócio, focando a produção em escala, com consequente valorização da quantidade, não associada à qualidade, e com visão apenas de auferir o lucro no curto espaço de tempo. Somente a partir daí começou a existir um novo impulso e posicionamento empresarial em busca da descentralização, como forma de agilizar os processos internos da organização.
A evolução dos conceitos de marketing
- 1950 – Nascimento do marketing mix ou composto de marketing (pós-guerra).
- 1960 – Apresentação do conceito dos 4Ps (preço, praça, promoção e produto), onde o foco estava no produto.
- 1970 – Turbulência – crise do Petróleo, ocasionando uma estagnação no mercado global e incertezas econômicas.
- 1980 – A economia ainda permanece incerta: o crescimento econômico havia migrado para os países em desenvolvimento da Ásia.
- 1990 – O marketing passa a assumir uma postura mais estratégica. Surge a internet, permitindo maior interação entre os seres humanos e facilitando a informação boca-a-boca. Essa década marca também o chamado marketing 1to1 onde as empresas se voltam ao cliente individualmente, e não para grupos ou segmentos genéricos.
- 2000 – O marketing se posiciona como estratégico e voltado ao ROI, ou Retorno Sobre o Investimento. Passam a ser enfatizados conceitos como valor da marca, responsabilidade social e empowerment (ou poder) do cliente, tendo como alavanca o surgimento das mídias sociais.
No esquema que apresentou os conceitos de marketing você já pôde ter uma ideia de como aconteceu a evolução desses conceitos.
Pingback: Resumo da Aula 1 de Marketing Eletrônico – MBA Uninter | Marketing Futuro - eletrônico, digital, trade, eletrônico, mobile, mídias digitais