Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

Digital e eletrônico

Das Mídias Convencionais ao Mundo Digital

Até os anos 1990, quando os profissionais de marketing precisavam anunciar um produto eles lançavam mão das chamadas mídias atuais para a época, como a televisão, o rádio, o jornal, o outdoor e assim por diante.

Um novo meio, digital, chamado internet, começava a despontar como uma opção de comunicação ao mercado, mas sua utilização era tímida, contando ainda com certo ceticismo por parte da maioria das empresas e com o temor dos clientes em realizarem transações comerciais ou financeiras pela web, tanto por desconhecimento quanto por insegurança de fornecimento de dados sigilosos.

Atualmente, todas essas opções ainda existem (e hoje são denominadas de mídias convencionais) para a divulgação de um produto, porém, o crescimento exponencial da internet fez com que muitas empresas deixassem de anunciar em grandes meios de comunicação para investir nela ou, em muitos casos, começassem a anunciar seus negócios nas mídias sociais e a vender seus produtos e serviços através do e-commerce.

Em 2011, o mercado brasileiro de comércio eletrônico movimentou R$19 bilhões e cresce, em média, 35% ao ano, segundo dados do E-commerce Brasil. A projeção, de acordo com empresas como a Oracle, empresa gigante do setor de software, é que essa movimentação chegue a R$50 bilhões em três anos.

No alvo da Oracle estão companhias de comércio eletrônico de grande e médio porte, que começam a substituir as plataformas atuais por tecnologias mais avançadas. Há 10 anos, muitas empresas adotaram tecnologias mais simples, porque não sabiam se o varejo virtual emplacaria. Atualmente, porém, essa realidade mudou e os varejistas on-line acrescentam sistemas de segurança, certificação, pagamento digital, carrinhos virtuais e outras funções, sem as quais uma loja virtual não se posiciona no cenário digital como competitiva.

Com um grande ciclo de inovações, a internet se renova ano a ano. Mais velocidade de conexão, sites mais atraentes, mídias e redes sociais, vídeos, mobile, e-mail marketing, e-commerce e social commerce são apenas algumas das inovações que a internet trouxe para empresas e consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *