Identidade Visual das marcas e produtos

Algumas empresas investem massivamente em marcas que possuam identidade visual única, ou seja, aquelas que, quando vistas, não precisam ter os nomes lidos, pois, apenas com a visualização de sua cor, o consumidor já sabe de qual empresa se trata (como é o caso dos arcos dourados do McDonald’s®).

A importância da cor foi demonstrada em 1996, quando a Pepsi-Cola® adotou o azul, no mercado britânico de refrigerante tipo cola, para se distinguir de seus concorrentes, predominantemente vermelhos. O fato de a mudança não ter resultado em um aumento de venda no curto prazo é um lembrete de que compradores podem não ser influenciados por alterações superficiais, que não aumentam o valor atribuído ao produto. Isso é especialmente verdadeiro para produtos de baixo envolvimento, como refrigerantes (PALMER, 2006, p. 201).

Identidade Visual das marcas e produtos
Identidade Visual das marcas e produtos

A logomarca refere-se a uma parte importante da identidade visual corporativa. O seu objetivo é transmitir os valores de uma marca e gerar a lembrança imediata sempre que for vista por clientes e potenciais clientes. Segundo Palmer (2006), uma logomarca deve:

  • Dar a indicação do ramo ao qual a empresa pertence ou da categoria do produto ao qual se refere;
  • Enfatizar vantagens específicas de um produto ou organização;
  • Não ser complicada demais, pois as mais simples tendem a passar melhor pelo teste do tempo;
  • Ser atualizada, para manter a sintonia com os estilos e modas de seu tempo.

 

Você pode gostar também de ler...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *