O impacto da ti sobre o ambiente das organizações

Essa capacidade de gerar impacto existe devido às inúmeras facilidades que estes sistemas podem nos oferecer em nossas rotinas empresariais. E para que isto fique mais bem entendido citarei exemplos de algumas funções possíveis de serem executadas.

Uma delas é a sua aplicação para a tomada de decisões e a solução de problemas relacionados com a vantagem competitiva das empresas. Desta maneira estes sistemas concentram-se na garantia da prosperidade da empresa bem como a sua sobrevivência no mercado. O Objetivo destes mecanismos é oferecer condições para competir no mercado de igual para igual com seus concorrentes ou substitutos em geral.

O MRP II- Material Requirements Planning (Planejamento das Necessidades de Materiais) é outra importante ferramenta utilizada nas empresas fabricantes, pois constitui-se num método para o planejamento e controle eficaz, totalmente integrado trabalhando de cima para baixo e com possibilidade de feedback de baixo para cima. O sistema oferece uma coordenação entre marketing, finanças e produção.

Walton (1993, p.68), já descrevia o MRP II como um sistema que melhora o desempenho de entrega sincronizada, reduz o Lead times de obtenção, minimiza diversos custos, auxilia na rápida Solução de problemas e ainda oferece melhores condições para o estabelecimento de prioridades na organização.

A utilização da TI permite uma relação mais estreita entre empresa e fornecedores, na medida em que qualquer pedido ou sugestão da parte da empresa é possível de ser atendida ou apenas testada pelos fornecedores, assim permitindo uma modificação na maneira de pensar e de agir dos produtores e consumidores.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *