A tecnologia da informação como vantagem competitiva

A TI proporciona às organizações, profissionais, usuários e a sociedade maior capacidade para ampliar, adquirir, manipular e comunicar informações referentes aos negócios, vida profissional e pessoal de todos. Permite ultrapassar todo um conjunto de barreiras na medida em que existe uma nova maneira de pensar, pois em tempo real é possível às empresas agirem e reagirem rapidamente aos clientes, mercados e concorrência.

Luppi (2008) destaca quatro tipos principais de sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima, entre outros. Sistemas do nível de conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem atividades de monitoração, controle, tomadas de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios. Temos ainda os sistemas de nível estratégico, que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa.

A tecnologia da informação como vantagem competitiva
A tecnologia da informação como vantagem competitiva

Vários modelos podem ser utilizados nos mais variados setores das empresas sendo que dentre os quais podemos citar os Sistemas de Processamento de Transações (SPTs), Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) e os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs), os quais em sua maioria são possuidores de imenso número de informações que por sua vez devem ser muito bem administradas para garantir a sua segurança e melhor utilização. Garrison (1988, pag.12), afirma que a informação é o motor que move os gestores.

A informação possui extrema importância no apoio as estratégias e processos de tomada de decisões, bem como no controle das operações empresariais. Sua administração consiste inicialmente em identificar as necessidades e requisitos da informação, coleta de dados, classificação, tratamento e armazenamento dos mesmos. Onde desta maneira são desenvolvidos produtos e serviços de informação que são disseminados estrategicamente na organização.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *