O que é a Matriz BCG? Portfólio de Produtos ou Negócios

Trata-se de um método de análise do composto de produtos “que associa o grau de atratividade do mercado e a posição relativa da empresa” (VIEIRA, 2004). Duas dimensões embasam as abordagens adotadas pela Matriz:

  • Taxa de crescimento do mercado: análise do impacto da taxa de crescimento do mercado no fluxo de caixa;
  • Participação de mercado relativa: relacionada com a geração de caixa.

Desse modo, conforme Bortoli (2008), podem ser identificados quatro tipos de produtos ou negócios:

  • Produto estrela: possui alta taxa de crescimento em venda e alta participação, porém requer altos investimentos para o seu desenvolvimento;
  • Produto vaca leiteira: possui alta participação no mercado, porém baixo crescimento e baixo potencial. É um gerador de caixa que pode ser usado para financiar os produtos estrela e ponto de interrogação;
  • Produto ponto de interrogação: está nos mercados com alta taxa de crescimento, mas possui baixa participação de mercado. Envolve altos investimentos e apresenta maior risco, pois não se sabe se pode tornar-se um produto estrela ou abacaxi.
  • Produto abacaxi: apresenta baixa taxa de crescimento e baixa participação de mercado.
O que é a Matriz BCG? Portfólio de Produtos ou Negócios
O que é a Matriz BCG? Portfólio de Produtos ou Negócios

Nesse sentido, a empresa deve analisar o seu portfólio para verificar quais produtos merecem ser mantidos, quais precisam ser “reestilizados” e quais devem ser retirados. Contudo, uma coisa é importante: como o produto vaca leiteira é o que gera caixa para financiar os outros produtos, a empresa deve procurar manter uma boa quantidade desse artigo para poder financiar o crescimento dos novos itens a serem produzidos.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *