O que é Mobile Marketing?

Mobile marketing é uma das estratégias do Marketing Digital que configura ações de interação com usuários através de dispositivos móveis e de celulares.

São várias as aplicações do mobile marketing e uma das mais utilizadas no Brasil tem sido as promoções de vendas, que são enviadas pelos fornecedores aos potenciais consumidores de um produto ou serviço. Outra aplicação, com foco publicitário, é o envio de news ou notícias de toda ordem (informações sobre eventos, informações bancárias, sinopse de notícias de veículos de comunicação de mídia impressa e on-line), como estratégia de manter a conexão e a aproximação com os clientes.

No conceito do e-business, empresas têm utilizado essa ferramenta para anunciar seus produtos e serviços ou mesmo propor-lhes testes grátis, buscando a fidelização de clientes pela sistematização de uso de tais ofertas. Por meio do mobile commerce (ou comércio via mobile), os produtos ofertados através do mobile marketing podem ser comprados diretamente a partir da utilização de um dispositivo portátil, geralmente com diversas opções de pagamentos, desde a utilização de cartões de crédito até a cobrança direta na fatura do aparelho móvel.

Na prática, as mensagens são enviadas para um mailing de telefones, normalmente segmentados, através de SMS ou MMS.

SMS ou Safety Management System é a sigla em inglês para serviços de mensagens curtas, através de celulares. MMS é a sigla em inglês para Multimedia Messaging Service, que é uma tecnologia que permite a transmissão de texto, imagem, áudio e vídeo entre telefones celulares ou entre celulares e e-mail. O MMS é, em suma, uma evolução do SMS, antes limitado a espaço restrito de caracteres e sem a possibilidade de envio de arquivos multimídia.

Para as empresas, mobile marketing significa novas oportunidades de negócios.

Segundo o eMarketer, 75,7% da população global usa um telefone móvel, o que torna sua penetração igualmente assustadora. De acordo com o Netsize Guide, cerca de 30% de todos os telefones celulares do mundo estão em mercados desenvolvidos e 70% em mercados em desenvolvimento. Mercados desenvolvidos têm ainda taxas de penetração de 84% e em alguns países isso chega a 100% ou mais, como no Brasil, onde temos mais aparelhos do que pessoas. No mundo, aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas têm um telefone celular (o que corresponde a 61% de todas as pessoas que têm um telefone móvel), 1,1 bilhão de pessoas tem dois aparelhos (29%) e 350 milhões de pessoas têm três ou mais dispositivos (9%). Esses indicadores atestam a onipresença dos aparelhos celulares. (BULLA, 2011)

No Brasil são cerca de 150 milhões de linhas móveis ativas, das quais 7,3% dos usuários acessam o mundo virtual via celular. Somente em 2011 foram vendidos mais de 5 milhões de smartphones, de acordo com a Pesquisa Nielsen.

Exemplos de Aplicações MMS

Veja a seguir alguns exemplos de aplicações da tecnologia de MMS em cada um dos setores do mercado.

  • Setor imobiliário: envio de fotos de imóveis usados ou de lançamentos a possíveis prospects (interessados).
  • Setor varejista: envio de ofertas, promoções e lançamentos de produtos.
  • Serviços de mapeamento: exibindo as direções e os dados de localização de um determinado endereço.
  • Setor de saúde: aviso sobre resultados de exames e de consultas.

Leia também o artigo Mobile Marketing ganha espaço nas agências de publicidade.

Conheça os principais conceitos associados ao Mobile Marketing. Confira as tendências do Mobile Marketing. Para complementar seus estudos, leia alguns cases de sucesso do Mobile Marketing.

Você pode gostar também de ler...