Porque existem tantos tipos ou formas de marketing?
O que vem a ser Marketing e sua evolução: Marketing é uma área do conhecimento que estuda o mercado e as relações das organizações e os mercados, então porque existem tantos tipos ou formas de marketing?
Na verdade o marketing é único, variações que surgiram através da aplicação especializada, como aqui, o trade marketing.
Para iniciar o assunto, pergunta-se afinal o que é marketing de onde veio e para que serve e como aplicá-lo?
Palavra de origem inglesa e a tradução literal é: MARKET (mercado) + ING (gerúndio – ação em andamento), agindo, atuando, compreendendo o mercado.
Os primeiros estudos e textos de marketing no Brasil chegaram a ser publicados utilizando os termos Administração de Vendas e Mercadologia, com o significado de estudo do mercado, vendas e outros, mas na dinâmica e a velocidade com que foi introduzido e assimilado adotou-se o termo original em inglês marketing.
O Marketing procura reconhecer as necessidades e desejos das potenciais consumidores e atende-los ou satisfazê-los.
Segundo a AMA – American Marketing Association, “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos para criação, comunicação e entrega de valores a consumidores. É também uma ferramenta para gerenciar os canais de relacionamento de forma que beneficiem a organização como um todo.”
Desta forma, pode-se compreender que desde que houve uma relação de troca entre pessoas e organizações de produtos, serviços e/ou valores, existe marketing, até porque que várias destas atividades são praticadas desde os primeiros tempos na história da humanidade.
Na década de 1950 os estudos e pesquisas sobre marketing e vendas intensificaram-se, principalmente pela inversão que ocorre entre a oferta e a demanda de produtos. No início do século XX, a grande preocupação era produzir e produzir muito, pois havia um mercado teoricamente infinito pela pequena capacidade de produzir na época. Ao final da segunda guerra mundial a Europa estava sendo reconstruída e sua indústria acelerando a produção. Diversos produtos passam a ser ofertados por muitas empresas e o crescimento do consumo não evoluiu na mesma quantidade, assim passou a existir mais oferta que consumo, exigindo das empresas uma nova visão do mercado.