Seleção e Gestão de Pessoas
É o processo pelo qual a organização utiliza certas estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnem as qualificações e as competências exigidas para ocupar o cargo oferecido.
Deve-se levar em consideração: o perfil do profissional exigido pelo cargo e o capital intelectual que deve ser preservado ou aumentado.
A identificação das características e exigências do cargo pode ser realizada a partir da descrição do cargo, da requisição de pessoal e da análise de cargo.
Segundo Chiavenato: Seleção é um processo de comparação. O sucesso da seleção de pessoas consiste na habilidade do profissional em comparar as necessidades e as características comportamentais e culturais da empresa com as apresentadas pelo candidato.
A GP é um fornecedor interno que utiliza testes, entrevistas, provas situacionais etc. os quais são apresentados aos gestores que estão
contratando e que têm o poder de decidir quem será selecionado.
TIPOS DE PREENCHIMENTO DE VAGA
1. Modelo de Colocação
2. Modelo de Seleção
3. Modelo de Classificação
DESCRIÇÃO DO CARGO
É um formulário com o levantamento de todas as responsabilidades atribuídas ao cargo e as exigências que o cargo faz do seu ocupante, suas habilidades, competências e atitudes desejadas.
REQUISIÇÃO DE PESSOAL
É um formulário de solicitação de pessoal que contém as principais informações necessárias para o selecionador iniciar o processo de pesquisa dos candidatos. A requisição de pessoal pode substituir a descrição do cargo, caso esta não exista.
ANÁLISE DO CARGO
È a observação direta do cargo, identificando os pontos críticos, as características que serão valorizadas ou não nos candidatos. Quando o cargo não existe na empresa, pode ser realizada no mercado e por meio do benchmark.
Pingback: Saiba mais sobre a Quorun | Vanguarda