Seleção e Gestão de Pessoas

É o processo pelo qual a organização utiliza certas estratégias para filtrar e identificar os candidatos que reúnem as qualificações e as competências exigidas para ocupar o cargo oferecido.

Deve-se levar em consideração: o perfil do profissional exigido pelo cargo e o capital intelectual que deve ser preservado ou aumentado.

A identificação das características e exigências do cargo pode ser realizada a partir da descrição do cargo, da requisição de pessoal e da análise de cargo.

Segundo Chiavenato: Seleção é um processo de comparação. O sucesso da seleção de pessoas consiste na habilidade do profissional em comparar as necessidades e as características comportamentais e culturais da empresa com as apresentadas pelo candidato.

A GP é um fornecedor interno que utiliza testes, entrevistas, provas situacionais etc. os quais são apresentados aos gestores que estão
contratando e que têm o poder de decidir quem será selecionado.

TIPOS DE PREENCHIMENTO DE VAGA

1. Modelo de Colocação
2. Modelo de Seleção
3. Modelo de Classificação

DESCRIÇÃO DO CARGO

É um formulário com o levantamento de todas as responsabilidades atribuídas ao cargo e as exigências que o cargo faz do seu ocupante, suas habilidades, competências e atitudes desejadas.

REQUISIÇÃO DE PESSOAL

É um formulário de solicitação de pessoal que contém as principais informações necessárias para o selecionador iniciar o processo de pesquisa dos candidatos. A requisição de pessoal pode substituir a descrição do cargo, caso esta não exista.

ANÁLISE DO CARGO

È a observação direta do cargo, identificando os pontos críticos, as características que serão valorizadas ou não nos candidatos. Quando o cargo não existe na empresa, pode ser realizada no mercado e por meio do benchmark.

Seleção e Gestão de Pessoas
Seleção e Gestão de Pessoas
Você pode gostar também de ler...

Um comentário em “Seleção e Gestão de Pessoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *