Desafios e Oportunidades para as Marcas na Era Digital

As novas tecnologias da informação, sem dúvida, representam grandes mudanças na sociedade atual, no perfil dos consumidores. A informação foi, por assim dizer, democratizada a partir do advento da internet e das mídias sociais. Um dos autores que trata a influência tecnológica na nova configuração dessa sociedade de forma mais incisiva é McLuhan (1964).

O autor expõe que a sociedade se define e se caracteriza pelas tecnologias que estão ao seu alcance, referindo-se às tecnologias da comunicação. Na visão do autor, “é o meio que configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas” (MCLUHAN, 1964, p. 23).

Nesse sentido, os novos meios de comunicação, da era digital, passaram a ditar novas tendências da sociedade que refletiram e refletem na estratégia e no comportamento das organizações que passaram a ter que lidar com conceitos como transparência, globalização, interatividade e empowerment dos clientes. Analisando os aspectos positivos, tais conceitos passam a servir como norteadores para a construção de marcas fortes e diferenciadas.

Se o comportamento do consumidor mudou, a partir da era digital, seus anseios também mudaram.

O consumidor digital busca maior interação com a marca, mas também exige mais de seu posicionamento no mercado, o que se caracteriza por novas demandas e novas oportunidades para as empresas.

É preciso saber explorar a oportunidade digital, algo que muitas organizações ainda não se sentem preparadas para tal, e esse é um dos desafios. Aliás, um dos maiores desafios de comunicação relacionados às mídias sociais está na análise de dados, que aumentam exponencialmente, dificultando obter informações que definam claramente o perfil dos clientes. Esse desafio deve ser encarado como ponte para que as empresas se posicionem de forma mais estratégica e diferenciada no universo digital, inclusive nas redes e mídias sociais. As empresas devem conhecer como se comunicarem com os seus clientes de forma a terem acesso a todo esse conteúdo que poderá ser utilizado em prol dos resultados e do fortalecimento da própria marca.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *