Naming e Prisma de Identidade da Marca

Outro grande ponto de alerta para as empresas que se projetam na internet através do Marketing Eletrônico, através das mídias sociais, é em relação ao naming.

Naming, ou “nome de marcas”, têm um único objetivo de dizer ao mercado qual é o negócio da empresa. Considerando que a partir do momento em que uma empresa se aventura a inserir sua marca a centenas ou milhares de usuários da internet, a identidade da marca, que inclui o nome, o tema, a arte, as fontes, os logotipos e até os sons que fazem parte dela, deve ser muito bem definida tanto estratégica como esteticamente.

É através da identidade da marca que os usuários terão acesso por quaisquer meios de comunicação, que uma empresa será por eles lembrada.

De acordo com Eduardo Tomiya, engenheiro, Mestre, Phd em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, sócio fundador da BA – BrandAnalytics Consultoria de Marcas, existem inúmeras maneiras de se revelar a identidade de uma marca, e Tomyia apresenta o esquema a seguir.

Em primeiro lugar, existem duas grandes dimensões:

  • Públicos internos e externos.
  • Atributos tangíveis e intangíveis.

Segundo a definição exposta por Tomyia, “A marca é a combinação ideal entre atributos tangíveis e intangíveis, funcionais e hedonistas, visíveis e invisíveis, em condições economicamente viáveis para ela.”

Uma possível maneira de se combinar as duas grandes dimensões é através de um “prisma”. Esse prisma é composto por: atributos do público externo, atributos físicos, de relacionamento e de reflexo. No caso dos públicos internos, temos: personalidade, cultura e o autorreconhecimento, conforme figura a seguir:

Prisma de identidade de marca

Para cada marca, todas estas dimensões devem ser descritas, a fim de que possa se tornar clara a identidade da marca e suas principais percepções externas.

Abaixo um exemplo de aplicação do Prisma de Identidade da Marca do Banco Real realizado por alunos de MBA da Uninter:

Prisma de identidade de marca do Banco Real

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *