Os 4 Cs do Marketing Eletrônico (marketing digital)

Assim como o marketing mix possui os 4 Ps (preço, praça, promoção e produto), David Armano, vice-presidente da Edelman e fundador da Dachis Group consultoria em negócios sociais, criou os 4 Cs, caracterizados por conteúdo, contexto, continuidade e conectividade, para o Marketing Digital. Através desse novo conceito é possível fazer com que a comunicação entre a empresa e o seu público-alvo seja mais efetiva e direcionada.

Mas o que de fato significam esses conceitos, na prática?

  • Conteúdo: as empresas devem desenvolver um conteúdo de qualidade para atrair as pessoas certas para a sua comunidade e reforçar o posicionamento da marca. Outro aspecto importante é manter o conteúdo sempre atual, relevante e, principalmente, fidedigno.
  • Contexto: as empresas devem conhecer e respeitar o contexto no qual a comunidade está inserida. Somente assim ganharão fortalecimento perante essa comunidade, lembrando que nela existem interesses em comum, mas que todas as pessoas são diferentes.
  • Conectividade: as pessoas se reúnem em comunidades para compartilhar e trocar conteúdo. Qualquer comunidade só cresce e adquire valor quando as suas conexões são valorizadas e cada membro passa a ser uma peça importante da rede. A empresa precisa valorizar todos os participantes e criar laços fortes com eles, buscando engajá-los.
  • Continuidade: talvez esse seja o ponto mais crítico, ou seja, uma empresa interagir com o seu público em alguma comunidade, obter o retorno esperado, por exemplo, através de uma campanha de venda de produto ou serviço e depois abandoná-la. Provavelmente isso provocará uma reação negativa no grupo que poderá comentá-la para demais comunidades.
Você pode gostar também de ler...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *