Recrutamento e Seleção através das Mídias Sociais funcionam?

Os responsáveis pela tarefa de recrutamento e seleção  dentro das áreas de recursos humanos, estão utilizando, e muito, as redes e as mídias sociais para processos de Recrutamento e Seleção.

Não apenas para prospectarem futuros colaboradores, mas principalmente para conhecerem seus hábitos, perfil, posicionamento, relacionamentos, ideais, e assim por diante, no sentido de estabeleceram um perfil, até mesmo psicológico, moral e ético, de seus candidatos.

As empresas de RH on-line praticam o e-commerce oferecendo seus produtos (candidatos) e serviços (recrutamento e seleção) às organizações, mas os contratantes, ao conhecerem esses potenciais candidatos, complementam esses serviços com informações que são rastreadas nas redes sociais. Se por um lado as redes e as mídias sociais ajudam na captação de talentos, por outro esses mesmos talentos estão expostos a toda sorte de pré- -julgamentos por parte de seus futuros empregadores.

Embora algumas redes sejam direcionadas para relacionamentos profissionais, como é o caso do LinkedIn, as pessoas devem compreender que uma boa postura deve ser mantida em todas as comunidades onde ele participa. E não somente isso, as empresas que pesquisam as redes sociais costumam avaliar em quais discussões e assuntos o profissional se envolve e a qualidade da sua participação, dando preferência a temas relevantes à vaga para a qual ele está se candidatando.

Alguns conselhos podem ser importantes:

  • Evite sempre participar de comunidades ligadas a atividades que remetam ao ódio, preconceito, discriminação ou crime de qualquer natureza, inclusive ambientais.
  • Evite usar dois perfis na mesma rede, pois isso pode refletir negativamente na sua imagem, como se houvesse algo a “ser escondido” em um dos dois perfis.
  • Tome bastante cuidado ao adicionar novos amigos na sua rede, pois alguns deles podem interferir na sua imagem de forma negativa.
  • Seja criterioso ao escrever qualquer comentário atentando ao conteúdo, à forma e até mesmo à ortografia.
Você pode gostar também de ler...
Um comentário em “Recrutamento e Seleção através das Mídias Sociais funcionam?
  • 13 de novembro de 2013 em 9:45 pm
    Permalink

    gostaria de saber quem fez esse testo pra mim usar como referencia bibliográfica…

    Resposta
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *