Qualidade do Produto

A qualidade de um produto é um elemento extremamente importante, pois os consumidores farão suas escolhas com base na razão entre o preço e a qualidade. Mas o que é qualidade?

Conforme Palmer (2006), qualidade significa conformidade aos requisitos e especificações que a empresa estabelece e se compromete a cumprir para atender às expectativas do consumidor.

A partir do momento em que a empresa estabelece esses itens, ela deve se empenhar para que seus vários processos sejam adequados a essas especificações.

A qualidade de um produto ou serviço é definida pelo consumidor, ou seja, pelo atendimento a suas necessidades e expectativas.

  • Qualidade técnica – corresponde aos aspectos relativamente quantificáveis de um produto, que podem ser medidos tanto pelo consumidor como pelo fornecedor;
  • Qualidade funcional – está relacionada ao modo como a qualidade técnica é oferecida. Então, torna-se mais subjetiva, pois depende de como o consumidor irá percebê-la.
Qualidade do Produto
Qualidade do Produto

Segundo Palmer (2006), para assegurar a qualidade dos produtos, sob o ponto de vista dos consumidores, as empresas incorporam algum tipo de garantia de qualidade, como:

  1. O fabricante pode especificar, na descrição do produto, os padrões que ele segue, como, por exemplo, pães feitos sem conservantes;
  2. A qualidade do produto é atestada por uma garantia específica de desempenho, como assegurar que a pintura do carro novo ficará intacta por seis anos;
  3. O contrato de garantia, que pode ser usado para discriminar os padrões de serviços que o cliente pode esperar, como as compensações oferecidas pelas companhias ferroviárias britânicas por atraso nos trens;
  4. Uma companhia pode comunicar que seu produto segue os padrões de qualidade, como as normas ISO.

O que é qualidade para você? O que é qualidade de um produto?

Você pode gostar também de ler...
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *