Relação entre o PDCA e as ferramentas da qualidade

O ciclo do PDCA é utilizado para controlar o processo, com as funções básicas de planejar, executar, verificar e atuar corretamente. Para cada uma dessas funções, existe uma série de atividades que devem ser realizadas.

O sucesso na aplicação das técnicas de gerência de processos depende de essenciais e invisíveis insumos : a motivação e o comprometimento de todos os propósitos estabelecidos.

O uso das ferramentas nessas atividades tem o objetivo de facilitar a execução das funções, além de dar agilidade e evitar desperdiçadores de tempo.

PDCA

Cada letra do ciclo corresponde a um termo do vocabulário americano que se traduz da seguinte forma:

P – PLAN (Planejar)

Antes da execução de qualquer processo as atividades devem ser planejadas, com as definições de onde se quer chegar (meta) e do caminho a seguir (método).

D – DO (Executar)

É a execução do processo com o cuidado do registro de dados que permitam o seu controle posterior. Nesta fase é essencial o treinamento.

C – CHECK (Verificar)

Fase de monitoração e avaliação, onde os resultados da execução são comparados com o planejamento (metas e métodos) e registrados os desvios encontrados (problemas) .

A – ACTION (Atuar Corretivamente)

Definição de soluções para os problemas encontrados com contínuo aperfeiçoamento do processo.

Como pode se ver if icado na figura anter ior existe um sentido a ser obedecido, que vai do “P” ao “A”. Fazendo uma correlação entre cada uma dessas etapas e as ferramentas apresentadas teríamos a seguinte tabela:

Ferramenta

P D C A
Diagrama de Pareto X X
Diagrama de Causa e Efeito X X
Diagrama de dispersão X
Gráfico de Controle m m X
Histograma m X X
Fluxograma X X
Brainstorming X m
Coleta de dados X X X m

 LEGENDA: X = aplicação frequente; m = aplicação eventual.

Nesta tabela, aparece cada uma das etapas do PDCA relacionadas às oito ferramentas mais comumente utilizadas na análise e solução de problemas. Por essa representação, tem-se uma visualização de que algumas ferramentas podem ser usadas em mais de uma etapa.

Você pode gostar também de ler...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *