Ambiente de Marketing – Trade Marketing
Para que se possa desenvolver uma ação de marketing é necessário estudar o ambiente de marketing de uma organização, ou seja, tudo o que está em sua volta.
O ambiente de marketing é constituído basicamente por duas grandes áreas, a externa e a interna. Com relação ao ambiente externo deve-se considerar:
De forma sintética pode-se dividir o ambiente externo em:
- Ambiente Demográfico e Econômico da região que atua ou pretende atuar: população, quantidade de pessoas por faixa etária, sexo, escolaridade, faixas de renda, habitantes residentes por área, tipos de habitação, posse de utensílios e eletrodomésticos como geladeira, fogão, refrigeradores, televisores, rádio, automóveis e outros bens.
- Ambiente Político e Legal: questões gerais como regime político e liberdade de expressão em veículos de comunicação, leis, questões éticas e outros.
- Ambiente Tecnológico e Ambiental: disponibilidade de uso de recursos diversos como meios de comunicação (televisão analógica e digital), telefonia fixa, telefonia celular, internet em banda larga, disponibilização de fontes de energia, técnicas aplicadas, legislação ambiental, clima e outros.
- Ambiente Sócio Cultural: questões de religião, dogmas, crenças, hábitos e tradições da sociedade em estudo.
- Responsabilidade Social, lançado por Koffi Annan em 1999, ex-secretágio geral – Organização das Nações Unidas, buscou mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho e meio ambiente.
O ambiente interno é composto por muitos fatores, os mais representativos são:
- Histórico e os ideais da organização: toda organização quando é constituída traz consigo muito dos ideais, crenças e sonhos de seus idealizadores, além dos fatos importantes colhidos durante sua trajetória, e sempre devem ser considerados.
- Recursos Humanos: as pessoas que colaboram com a organização, sua origem, formação, tecnologia, suas cresças, perspectivas e motivação.
- Recursos Operacionais: as instalações, equipamentos, tecnologias, processos operacionais e outros que compõe a capacidade de produção de uma organização.
- Recursos Financeiros: capital, capacidade de captar recursos, caixa e outros.
- Influenciadores (stakeholders) das organizações:
- Públicos: mercado, clientes, acionistas e funcionários
- Fornecedores: todo o conjunto de fornecedores e as relações entre eles.
- Concorrentes: em todos os níveis e portes.
Para que se possa realizar qualquer ação mercadológica eficaz é necessário definir alguns elementos que servirão de base para obter resultados expressivos como conhecer a organização, sua missão, visão, valores, sua história, a estrutura operacional e seus processos. Os objetivos de curto, médio e logo prazos, para em seguida definir os objetivos mercadológicos, nas diferentes áreas e etapas.
No desenvolvimento de um projeto de marketing e contribuir para as organizações é necessário desenvolver uma estrutura que permita gerenciar um sistema de informações, chamado de SIM Sistema de Informações de Marketing, melhor exposto na figura que segue.
Figura 1 – Sistema de Informação de marketing
Após o levantamento e análise dos dados são desenvolvidas estratégias, que devem estar alinhadas com as estratégias gerais da organização.