Marketing Futuro

Textos para estudantes sobre marketing, branding, mídias digitais, administração, produção e recursos humanos.

MarketingTrade Marketing

Pesquisa mercadológica e seus métodos – Trade Marketing

Método vem da palavra grega methodos que significa “caminho para chegar a um fim”, O filólogo Antenor Nascentes define método como um “conjunto de meios dispostos convenientemente para chegar ao fim que se deseja”, Galliano define como “um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um determinado fim”.

Processo de Pesquisa - Fonte: Kotler (2000)

Métodos de pesquisa

Para a realização de uma pesquisa existem vários métodos a serem considerados, seja de forma individual ou combinada, em relação ao uso de fontes primárias ou secundárias de dados. Os dados secundários já estão disponíveis, uma vez que já foram coletados para algum outro propósito além da solução do presente problema. Nestas fontes incluem-se bancos de dados de organizações, governos, associações profissionais e comerciais, agências de dados, que se obtém razoavelmente padronizadas e confiáveis para uso.

Pesquisa Exploratória
  • Demonstra a natureza do problema;
  • Sugere soluções ou novas idéias.
Pesquisa Descritiva
  • Determina dimensões
Pesquisa Causal
  • Testa as relações de causa e efeito
  • Testa as hipóteses a respeito das relações de causa e efeito

Pesquisa Exploratória

O principal objetivo da pesquisa exploratória é prover o pesquisador de maior conhecimento sobre um tema ou problema em perspectiva. Os levantamentos de dados em fontes secundárias que são levantamentos bibliográficos, documentais, de estatísticas e pesquisas realizadas.

Pesquisa Descritiva

A pesquisa descritiva, segundo Aaker (2001 p.94) é um dos tipos mais utilizados, principalmente em mercadologia. Seu propósito é obter um instantâneo preciso de alguns aspectos do ambiente do mercado, tais como:

  • Parcela da população adulta que apóia determinada instituição;
  • Avaliação dos atributos de um produto em comparação aos concorrentes;
  • Características socioeconômicas e demográficas dos consumidores de um produto;
  • Proporção de todos os possíveis pontos-de-venda que compram, expõe e comercializam determinados produtos.

As hipóteses, quando existem, nas pesquisas descritivas são especulativas. Geralmente as relações estudadas não são de natureza causal. Entretanto, elas podem ser úteis para as previsões.

Pesquisa Causal

Quando é necessário mostrar que uma variável causa ou determina o valor de outras variáveis, é preciso fazer uma pesquisa causal. A pesquisa descrita não é suficiente, já que tudo que pode provar é que duas variáveis estão relacionadas ou associadas. Obviamente, a evidência de uma relação ou associação é bastante útil, sem ela não teríamos base sequer para inferir a existência de causalidade. Para ir além desta inferência, precisamos de provas razoáveis de que uma variável precede a outra e de que não existem outros fatores causais que possam ser responsáveis por esta relação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *