Canais de Distribuição – teoria de marketing

Conheça os diferentes canais de distribuição

Atacado

São organizações que compram grandes volumes de diversos tipos de produtos de um segmento, alimentos, materiais de construção, produtos farmacêuticos, e outros. Vendem a pequenos e médios varejistas nas quantidades que desejam. O negócio é vender poucas unidades de muitos itens.

Tipos de atacadistas: Segundo a ABAC – Associação Brasileira de Movimentação e Logística.

  • Balcão: onde os compradores se dirigem a um ponto do atacadista e são atendidos como num armazém (balcão) muito comum em materiais elétricos e de construção. Irmãos Abage e outros.
  • Auto-Serviço: os compradores se dirigem ao atacadista e realizam suas compras tal qual num supermercado, porém os produtos estão agrupados em volumes maiores que os oferecidos aos consumidores finais e em quantidade inferior ás unidades determinadas pelos fabricantes. Ex.: Makro Atacadista, Sans Club
  • Entrega: é a forma mais conhecida de atacado, onde há frotas de caminhões que levam o produto aos pontos de venda. Ex. Martins, Dorival Ribeiro e outros.

Distribuidor

São organizações que distribuem produtos de uma ou várias indústrias a atacadistas, varejistas ou ao consumidor final. A principal característica é que mantém estoques próprios, porém atuam com produtos exclusivos e têm uma área delimitada. Ex. Concessionários de automóveis, postos de gasolina, outros. Em muitos destes casos são desenvolvidas redes de franquias.

Varejo

O varejo é o grande canal onde o consumidor tem acesso aos produtos ou serviços. Tipos mais comuns de varejo: Especializado, Lojas de conveniência; Super e hipermercados; Lojas de departamentos; Shopping centers e outros. Cada tipo de varejo possui sua especificidade e características próprias, cada qual deve estar focado em seu publico alvo, pois públicos distintos se repelem.

Existe ainda duas grandes categorias de varejo:

  • Com Loja: as categorias acima descritas, portanto exigem um ponto de vendo no qual os consumidores vão em busca de produtos.
  • Sem Loja: São novas formas de varejo nas quais se encontra produtos sem a necessidade de deslocamento, como catálogos, malas diretas, telemarketing, internet (site e e-mails), mídia direta e outros.

Conclusão

Produtos e serviços são os meios pelos quais organizações realizam trocas com seus clientes e o mercado. Conhecer os diversos tipos de bens, suas aplicações e características são decisivas no processo de decisão quanto aos canais de distribuição e comportamento dos consumidores em sua aquisição.

Conhecer os canais de distribuição é essencial para identificar os meios e processo de colocação e produtos próximos aos consumidores e as principais características de cada canal, visando programas ações mercadológicas com maior efetividade.

Aprenda a encontrar e selecionar bons canais de distribuição.

Você pode gostar também de ler...