Praça / Distribuição – 4 Ps do marketing

É o composto mercadológico que se preocupa com o estudo das formas de colocação dos produtos dos fabricantes ao consumidor final.

Praça / Distribuição – 4 Ps do marketing

É neste tópico que o MARKETING e a LOGÍSTICA têem uma grande interface.

 

Estratégias de Canais de Distribuição

Visando buscar vantagem competitiva as empresas fabricantes podem utilizar canais de distribuição com as seguintes estratégias para atingir a exposição ideal de mercado, (McCarthy 1997 p. 187)

  • Intensivos: vender o produto onde será comprado, dispor no maior número possível de pontos de venda, produtos de conveniência como alimentos e refrigerantes.
  • Seletivos: vender o produto onde vende melhor, adequada ás categorias de produtos, cada ponto de venda tem um posicionamento e influencia determinado público alvo e proporciona valor percebido aos produtos ofertados. Exemplo lojas segmentadas de confecções focadas em determinado público alvo, ex. lojas de vestuário masculino voltada ao segmento de alto poder aquisitivo e faixa etária entre 25-50 anos.
  • Exclusivos: é a utilização de canais de distribuição seletivos que comercializem exclusivamente seus produtos, exemplo as franquias.

Conheça os diferentes canais de distribuição existentes ou aprenda a encontrar e selecionar bons canais de distribuição.

Você pode gostar também de ler...