Merchandising – ferramenta de marketing do composto Promoção do Trade Marketing
Merchandising é o conjunto de estudos e técnicas comerciais que buscam promover as vendas através da localização e apresentação de produtos.
Busca definir o local e o modo como os produtos serão apresentado e como irão induzir o consumidor a comprar um produto.
Merchandising é um termo da língua inglesa, com origem na palavra merchand (negociante), do francês, que seu significado vem a ser operações com mercadorias.
Segundo a American Marketing Association “Merchandising vem a ser a operação de planejamento necessária para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa por preço certo”.
Tipos de Merchandising
Conforme sua aplicação, pode-se classificar o merchandising em: Sedução,Organização, Gestão Visual.
- Sedução: tem a função de seduzir o cliente a comprar um produto / serviço, que muitas vezes não tinha a intenção de comprar.envolve a decoração do espaço de vendas, escolha dos expositores e mobiliário, material de ponto de venda.
- Organização / Gestão: relaciona a rentabilidade e o espaço ocupado para apresentar o produto / serviço. Utiliza o conceito de definição de categorias, definição dos espaços físicos, material de ponto de venda.
- Visual: são técnicas de ambientar o ponto de venda, buscando criar identidade e personificar decorativamente tudo que cerca os produtos. Utiliza fundamentos de design, arquitetura de interiores, decoração e outros conhecimentos visando estabelecer uma relação com o consumidor e influenciá-lo.
Há autores e pesquisadores sobre o assunto que utilizam uma classificação de Merchandising segundo o tipo de agente mercadológico:
- Merchandising de Distribuidor (atacados, varejistas): Os distribuidores buscam produtos e promoções que lhes otimizem suas margens de lucro e possam reduzir os custos financeiros, não se agregam a marcas.
- Merchandising de Fabricante: Buscar obter a maior área de vendas possível para seus produtos / serviços, para tal utiliza uma estrutura de organização linear. Os bens não duráveis têm sua decisão no ponto de compra. O principal objetivo é maximizar as vendas X concorrentes. Desta forma, conseguem valorizar suas marcas e obter maior superfície possível para seus produtos (frentes de contato com os consumidores).
Pingback: Resumo da aula 4 de Trade Marketing – MBA Uninter | Marketing Futuro - eletrônico, digital, trade, branding, mobile, mídias digitais
muito ferá merchandising