Os 4 Ps do marketing – mix de marketing – composto de marketing

Para melhor estudar e compreender o Marketing, E. Jerome McCarthy, aprimorou o conceito de Composto Mercadológico ou mix de marketing constituídos pelos 4 P’s: PRODUTO, PREÇO PROMOÇÃO E DISTRIBUIÇÃO, publicado no livro Basic Marketing – A Managerial Approach em 1960, bastante disseminado por Philip Kotler.

O Mix de Marketing se divide em 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.

4 Ps

4 Cs

Características

Produto Cliente tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
Preço Custo política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;
Praça Conveniência tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
Promoção Comunicação todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.

 

Você pode gostar também de ler...